Páscoa: tempo de ressurreição

Páscoa, lembra semana santa ,ressurreição, momento de reflexão. Significa feriado, peixe, comunhão. Paz. Momento de parada espiritual em todo mundo, mesmo que só mude o nome em alguns deles.

A palavra “Páscoa” significa “ alimento”, do latim. E sendo assim, alimento para a alma, para aliviar espiritualmente momentos difíceis, como a pandemia por COVID-19, pelo qual todos estamos passando. Momento de ressurgir e refletir sobre nossas ações, para onde queremos chegar, depois que todo esse desconforto passar.

Mas ela também traz muitos outros significados, como a união, a gratidão , a esperança de dias melhores, juntamente com a alegria e felicidade das crianças recebendo seus ovinhos de Páscoa e seus chocolates; às vezes, lambuzando-se todas, aqui ou acolá.

A idéia de que esse momento é preciso dar presentes foge totalmente do verdadeiro sentido que ela representa. É o momento da fé, da busca desses ovinhos pelo pátio ou das bolachas coloridas da vovó. Também é o momento da união dos entes queridos, da passagem das tradições, dos princípios e dos valores.

Alguns usam o feriadão da Semana Santa como viagens de fim de semana, se jogando na farra e bebidas, quem sabe. Entretanto, não dá para culpá-los , pois pode ser a educação que receberam ; seus antepassados não comemoram esse momento porque são de outra crença ou de repente deixaram de acreditar ,de serem crentes em alguma coisa. E alguns só precisam de uma ajuda para começar a mudarem dentro de si isso tudo.

A páscoa pode ser vários momentos, além desses . É o momento do voluntariado, da ajuda aos necessitados, dos sem-teto, é a hora de mostrar realmente as mangas e o nosso eu interior. Não necessariamente induzidos pela Campanha da Fraternidade (apenas nessa época olhar para o próximo). Páscoa é todo ano, toda hora a nossa ressurreição de bons momentos e dias melhores e esperançosos. E por que não alimentar o espírito e o corpo de quem precisa, todo dia?