UM TEXTO DO TIPO CORDEL

Sou muito fã, desde infante
De rica Literatura
Que bem emana Cultura
Me faz ficar triunfante
Escrevendo, vou avante
Pois, meu texto nos convida
A ler lembrança vivida
E recordar fato afável
O CORDEL FOI RESPONSÁVEL 
POR TRANSFORMAR MINHA VIDA.

 Glosa: Alaíde Souza Costa
    Mote: Edilene Soares



    Estão lembrados que contei aqui, que ficava maravilhada quando assistia as apresentações dos violeiros cantadores, trovadores, repentistas e cordelistas e que eu "aporrinhava" o meu pai, nessa hora, para que ele comprasse os folhetos de Cordel? Pois foi! O poema acima, retrata, não só, o quanto eu sou apaixonada, desde sempre, pela Literatura de Cordel, mas também, que esse tipo de literatura, transformou a minha vida de escritora e poeta. 


    Pois bem! Já em casa, lia esses livrinhos coloridos com muito gosto e os declamava para os meus irmãos e amigos. Eram textos arrumados no papel, de forma diferente, os quais, mais tarde, eu descobri serem chamados Poemas de Cordel.   Essa estrutura diferente é denominada: Poema, cujas linhas são os versos.  E o agrupamento dos versos, são as estrofes. Por esse motivo, são textos do tipo verso (poema) e não, prosa. Além disso, para o poema ser um Cordel, deve ser composto a partir de um fundamento básico: Rima, Métrica e Oração, onde cada um dos dois primeiros elementos citados, carrega características próprias da Literatura de Cordel (esquema de rimas e contagem silábica poética dos versos, ou seja, Metrificação). O agrupamento das estrofes, também é especial. Eis aí, o que diferencia o Cordel, do Soneto e da Trova, por exemplo.


    Parece complicado, não é? E é complicado, mesmo, viu? Mas, se eu consegui me tornar cordelista, por que vocês não conseguirão? Basta fazer como eu fiz: procurar cordelistas, com a finalidade de receber uma boa orientação; estudar sobre rima (é bem gostoso, rimar!) e métrica (eita bicho que complica a nossa vida!); pesquisar sobre a querida Literatura de Cordel; exercitar bastante para fixar o que aprendeu ( só temos esse caminho!); e , pimba! Escrever um belo Cordel.  Ah! Um lembrete: não podemos esquecer que, todo texto, seja em verso ou em prosa, tem que possuir coerência e coesão ( Eita! Mais estudo?Sim! ) . É esse o terceiro fundamento do Cordel: a Oração, a qual, é o próprio texto.


    Para encerrar esse texto, faço aqui uma promessa: explicar, com mais detalhes e exemplos, sobre Rima e Métrica, no próximo mês. Até lá!
ALAÍDE SOUZA COSTA
Enviado por ALAÍDE SOUZA COSTA em 03/04/2021
Reeditado em 03/04/2021
Código do texto: T7223168
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.