Os gatos e os ratos

Os gatos e os ratos

Não sei se com à pandemia, ainda estão por lá. Os gatos, guardiões que fazem a segurança dos trens, tenho certeza que sim. Mas os ratos, vendedores ambulantes que para conseguirem um pedacinho de queijo, vendendo todo tipo de mercadorias, não sei. Se estiverem obedecendo o decreto do governo, que restringe o comércio não essencial, não.

Esse trocadilho, é simplesmente uma brincadeira que faço, porque em tempos normais, esses jovens, para ganhar o pão nosso de cada dia, correndo o risco de perder suas mercadorias, chocolates, balas, novidades eletrônicas, etc. Embarcam num vagão, quando o trem para nas estações, e esperam ele se movimentar, e aí, abrem suas sacolas, e começam o a vender seus peixes. São muito expertos. É uma verdadeira aula de marketing, são notáveis em seus argumentos. Quando se aproxima à próxima estação fecham rapidamente suas mochilas, e ainda em tom de ironia dizem “A loja está fechando, comprem antes que o trem pare, vamos lá fregueses, última oportunidade”. Vez ou outra, os seguranças pegam alguns, e confiscam suas mercadorias. Eles evitam as estações centrais, como a da Sé, claro lá tem muitos seguranças. É uma verdadeira, guerra entre gatos, e ratos, acho que os ratos levam à melhor, porque há anos estão por lá. Acho que até se torna profissão, desses meninos, que não conseguem um emprego formal na sociedade. Têm também, os shows de música com violão, e outros instrumentos, mas esse acho que a lei destas empresas que gerenciam essas linhas permite, tenho minhas dúvidas, mas de vez em quando, têm uma dupla, um canta e outro passa o chapéu. Estando o vagão, lotado ou não!

Não vou revelar as linhas, nem as de trem, nem as do metro. Se bem que essa prática já é conhecida pelos encarregados da segurança, destes transportes públicos, e estão sempre atentos, e esse texto, não é para delatar ninguém, mesmo porque me simpatizo com eles, que talvez, neste expediente ganhem mais que o valor do auxilio emergencial, dado pelo governo. E nessa pandemia salve-se quem puder, e que Deus nos ajude.

jaeder wiler
Enviado por jaeder wiler em 07/04/2021
Reeditado em 08/04/2021
Código do texto: T7226382
Classificação de conteúdo: seguro