Imagem: Museu de Taubaté

                         AMÁCIO MAZZAROPI
 
               Filho de imigrantes italianos, nascido em Taubaté, interior de São Paulo. Amante das artes, o que fez em toda a sua vida. Grande ator, produtor, cantor e comediante. Foi destaque em seu tempo principalmente no cinema. Vários personagens interpretou e quase sempre de uma forma muito engraçada. Amácio Mazzaropi. No meu tempo de criança ouvia falar que no salão paroquial da vila iria passar um filme do Mazzaropi. Ansiosos, esperávamos a data para assistir. Filmes preto e branco. Hum... naquele tempo que éramos felizes.
               Nascido em 09 de abril de 1912. Na data de hoje (09 / 04 /2021) estaria completando 109 anos. O grande Mazzaropi nos deixou aos 69 anos em 13 de junho de 1981. As suas obras ficaram imortalizadas pela beleza e pelo talento deste ator que em suas interpretações fazia o papel de caipira e muitas vezes engraçado. Andar desengonçado. Arrancava risos de pessoas e todas as idades.
               Será sempre lembrado em todas as gerações. Um artista que passou por aqui e deixou a sua marca registrada. Ficou na história da arte e da cultura. Jamais vamos esquecer essa figura chamada Mazzaropi.
 
          (Christiano Nunes)