Conversa de avô e neto # 4

- Vô!

- Tô aqui, que foi?

- Por quê a vovó sempre faz uma oração agradecendo antes de comer?

- Bem, tem a questão religiosa mas existe algo que está acima disso.

- Como assim?

- A religião faz as pessoas agradecerem, porém o agradecimento é seletivo conforme o nível de dificuldade.

- Ainda não entendi vô.

- Você já viu a sua vó agradecer o copo de água que ela toma todos os dias?

- Não, isso nunca vi.

- Pois é, a água é fácil e está sempre presente quando você deseja. A comida é mais difícil, você precisa trabalhar e ganhar dinheiro para ter comida o mesmo não ocorre com a água. Se um mendigo pedir água em um restaurante ou em uma residência dificilmente vão negar, mas se ele pedir comida a história muda.

- Então aquilo que há abundância não valorizam?

- Não é isso, há muita comida mas a dificuldade de conseguir que faz as pessoas valorizarem.

- E isso é o correto, valorizar o difícil?

- Certamente não. Em grau de importância a água fica na frente, ela é única e insubstituível 3 a 5 dias sem água você morre já a comida podemos ficar por semanas sem ela e há uma variedade que você pode escolher para substituir. Jogamos e desperdiçamos a água sem culpa, as pessoas passam 20 minutos no banho sem peso na consciência, mas se jogar comida ela se sentirá culpada, mesmo que essa comida lhe faça mal, mesmo que essa comida é a que vai entupir as veias do seu coração. Logo, muitas vezes as pessoas valorizam aquilo que faz mal e desvalorizam aquilo que faz bem. Faz sentido pra você?

- Faz sim vô, a partir de hoje vou sempre agradecer a água e desperdiçar menos. E isso vale para os relacionamentos né?

- Sem dúvidas. Não é difícil encontrar um parceiro ou parceira, o mais difícil é aprender a valorizar as pessoas que lhe fazem bem. Geralmente valorizamos e procuramos as pessoas que nos fazem mal e desvalorizamos aquelas que nos fazem bem.

- Tudo faz sentido vô, obrigado pelos ensinamentos.

- disponha.