AMOR DE MÃE

...EU VI MINHA MÃE REZANDO AOS PÉS DA VIRGEM MARIA, ERA UMA SANTA ESCUTANDO O QUE A OUTRA SANTA DIZIA...ESSE DIZER ESTAVA EM UM QUADRINHO AO LADO DA CAMA DA MINHA AVÓ..SEMPRE ME SENTI TOCADA POR ESSA FRASE QUE EXEMPLIFICA A DUPLA SANTIDADE DO AMOR A FIGURA DA MNHA MÃE ERA EFEITO E CAUSA DESSE QUADRINHO..FALAR DE MÃE QUE VEM COM A NARRATIVA SUBLIME DO AMOR, MAS FALAR DA DA GENTE , É

MERGULHAR NO UNIVERSO INSONDAVEL DE UMA SENSIBILIDADE A FLOR A PELE, É BUSCAR A RAIZ DA NOSSA ESTÓRIA, DESDE O EMBALAR NA VELHA CADEIRA DE BALANCO,NUM ACONCHEGO DA DOCE CANÇAÕ DE NINAR, ATÉ A FALTA QUE NOS FAZ HOJE EM DIA....COMO JA DISSE FALAR DE MÃE É ESCREVER UM POEMA E TERMOS A SENSAÇÃO QUE FALTA ALGO ACRESCENTAR , É ESCREVER UMA MUSICA E ACHAR QUE FALTOU A ULTIMA NOTA MUSICAL..FALAR DE MÃE É FALAR DE VIDA DE QUEM GEROU AS NOSSAS EXPECTATIVAS OS NOSSOS ANSEIOS A NOSSA PROPOSTA DE VIDA MESMO QUE NÃO SÃO AS DELA,,FALAR DE MÃE É SE EMOCIONAR É FAZER QUE A TERNURA- E AMOR ANDE DE MÃOS E PASSEIEM NO JARDIM ENCANTADO DA

SUBLIMAÇÃO... FISICAMENTE , ELAS PERMANECEM ORIENTANDO SEMPRE E A VOZ DELA NOS SURPRENDEM NOS MOMENTOS MAIS DIVERSOS..; ;;'VOCE ESTA COMENDO DE BOCA ABERTA, TIRE O COTOVELOS DA MESA, É FALTA DE EDUCAÇÃO, O OSSO O CAROÇO E O ESPINHO FICAM NO CANTINHO DO PRATO, É NO COMPORTAMENTO NA MESA QUE SE CONHECE A EDUCAÇAO DE UMA PESSOA,MUITO CUIDADO NÃO DIRIJA PALAVRAS A ESTRANHOS,LEIA ,O S LIVROS QUE POSSA ACRESCENTAR NA SUA EDUCAÇÃO, RISADA ALTO NÃO É DE BOM TOM., COLOQUE AGASALHO HOJE ESTA CHOVENDO E VAI ESFRIAR,..ESSA COLOCAÇÃO PROTETORA ESTÃO NA VIDA DE TODOS NÓS,ESSE MANTRA MATERNO NOS ACOLHE E NOS CONDUZ AOS CAMINHOS CORRETOS.HOJE COMPREENDO MINHA MÃE E ME PEGO FALANDO PALAVRAS EXATAMENTE IGUAIS..QUANTAS VEZES EU COMO ADOLESCENTE ME REBELAVA NESSE EXCESSO DE ZELO E ELA DIZIA EM ALGUM MOMENTO DA SUA VIDA, ISSO VAI LHE SER UTIL E POUCOS DIAS DEPOIS ESTAVAMOS EM UM RESTAURANTE TOP DE LINHA E VIERAM VARIOS PRATOS, OS MAIS VARIADOS TALHERES. OS TALHERES DE PEIXE , CADA CALICE OU COPO DESTINADO AQUELE TIPO D BEBIDA,NÃO SABIA ME DFINIR NA SITUAÇÃO CONSTRANGEDORA E TAMBEM NÃO QUERIA APARENTAR IGNORANCIA..E COMEÇEI A OLHAR E COPIAR TODOS OS MOVIMENTOS DA MINHA MÃE,,É E ELA SORRINDO ME FALOU ;- EU NÃO DISSE QUE ALGUM DIA ISSO SERIA UTIL?...AMOR DE MÃE E ISSO AI, É PROTEÇÃO ENTREGA E RESILIENCIA.. NOSSA ME LEMBRO OS SEU OITENTA ANOS , JA VIÚVA DE UM VIOLINISTA , UM DOS NETOS ENTROU TOCANDO NO VIOLINO O 'PARABENS A VOCE ACOMPANHADO DE TODOS OS NETOS EMPURRANDO O BOLO ILUMINADO ENGROSSANDO O CORO COM TODOS OS PRESENTE S; JAMAIS VOU ESQUECER DO OLHAR DE LAGRIMAS , DAQUELA EXPRESSÃO DE SURPRESA, DAQUELE SORRISO MOLHADO QUE EMOCIONOU TODOS OS PRESENTES E NAQUELA EMOÇÃO COLETIVA DE MUITA FELICIDADE.. E QUANDO JA MAIS BEM VELHINHA NAS REUNIÕES DE SEU ANIVESARIO, A MUSICA A VELHA COMPANHEIRAS E PERGUNTAVAMOS E A SENHORA O QUE VAI CANTAR; E ELA COMEÇOU; ' FAVELA O FAVELA..FAVELA QUE TRAGO NO MEU CORAÇÃO...E AÍ QUEM CHORAVA ERA NÓS PRESENTE, POR VER A MUSICA ENTOANDO NA VOZ FRAGIL E APAGADA.. NOS RAROS MOMENTOS PRESENTES É DE UM CALOR DE AMOR QUE ME QUEIMA OS OLHOS DE LEMBRAR E A VISTA COMEÇA A EMBAÇAR DE PRESENCIAR ESSA DOR DE TANTO AMOR,E CADA DIA DAS MÃE, FAZIAMOS UMA RODA EM VOLTA DA MESA E CANTAVAMOS...'..MAMÃE MAMÃE EU TI LEMBRO COM O CHINELO NA MÃO, AVENTAL TODO SUJO DE OVO , SE EU PUDESSE EU QUERIA OUTRA VEZ MAMÃE COMEÇAR TUDO TUDO DE NOVO.... FALAR DE MÃE É ESCULPIR NA NOSSA MENTE OS CONTORNOS DE TERNURA DO AFETO E DO AMOR....

Raquel de Abreu Varalta
Enviado por Raquel de Abreu Varalta em 16/04/2021
Reeditado em 23/04/2021
Código do texto: T7233540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.