Sempre me pego a admirar a minha comunicação com meu gatinho Tom, 15 anos. 
Fico me perguntando: como conseguimos nos entender tão bem se ele só fala uma palavra( Miau) ?
Com apenas a língua do miau:
Entendo o que meu gatinho quer falar! 
O que quer comer! 
Onde quer dormir! 
Se quer sair pra passear um pouco!  
Se está com medo ou assustado com algo!
Se quer avisar que seu banheiro está sujo!
Que prefere tomar água na torneira do que na sua vasilha!
Que odiou a nova ração! 
Que já está na hora de lavar seu forro da almofada. 
Que não gostou de determinada visita!
Que odiou a nova decoração da casa!
Que sabe que vou sair e não está gostado disso! 
Em resumo, nos comunicamos o dia inteiro, usando apenas uma palavra e pequenos gestos meus.
Diferente dos gatos, o ser humano tem uma infinidade de palavras, muitas línguas, e nem por isso se faz entender ou entende o seu semelhante , certas atitudes fogem de qualquer entendimento quando coloca a estupidez humana na frente da comunicação. 
Na pandemia 2020, ficou tão evidente este nível de desentendimento entre humanos, que as vezes chego a pensar que se eu tivesse que explicar pro Tom, que ele deveria usar máscara por causa de um vírus que estaria atacando os gatos, seria bem capaz dele aprender e ainda me obrigar a lavar a máscara todo dia! A limpar sua casinha com álcool gel. 
Depois humanos que são  inteligentes!!!
Não é atoa que o Tom as vezes me olha de soslaio quando me vê fazendo besteira! 
Viva como um gato! Poucas palavras e mais atitudes positivas!