___


__________
Marcas de Outono
 

Se primavera é espera, verão é sensação e o inverno parece eterno, o outono é abandono. Deixando de lado as rimas, hoje me apego ao  real abandono dos outonos. E nem se trata de abandono ruim, aquele de quem levou um fora e ficou na solidão. Não. Definitivamente, não. O abandono do outono é de marca chique, é grife que vale ouro, por isso seus tons dourados. Porque o outono é, antes de tudo, um tom — exóticas nuances que fogem à monótona precisão das palhetas.

Gosto dos outonos nas praças, quando as árvores se despem folha a folha, e sobem nuas rumo aos céus. Sem a roupagem de rotina, os galhos são eles mesmos, e não perdem tempo: aproveitam cada minuto antes que o inverno bata à porta. O outono nas praças é um convite ao devaneio. Mais ainda, nestes tempos de espaços vazios e calados. Sem vozes, sem alaridos, o outono é seu próprio dono. Livre, vive dias de glória, ensaiando seus ares frios, até que o inverno se aposse do trono.

 Na praça, aqui pertinho de casa, gosto de devanear em tons outonais, enquanto há tempo, pois que a vida é cíclica e não depende de licenças — que o digam as estações. Enquanto isso, tamborilo mentalmente a letra de Tim Maia:
Quando o inverno chegar/Eu quero estar junto a ti/Pode o outono voltar/Que eu quero estar junto a ti...


Tema da semana: Devaneios de outono