Dia dos pais

Por estar próxima mais esta data inventada pelo comércio, comecei a pensar nos vários tipos de pais que eu conheço.

Alguns desses tipos vemos nas novelas como paizão justo e que acolhe todos os filhos, o pai compreensivo e mais carinhoso que a própria mãe, o pai preocupado com a saúde e bem estar dos filhos, o futuro pai que vibra com os chutes do feto na barriga da mãe.

Em nossa sociedade na realidade o pai sempre foi visto mais como provedor de recursos e subsistência do que de carinho e felizmente isso também está mudando.

Meu pai mesmo se considerava mais um provedor de recursos e desejava deixar os filhos com alguma coisa concreta, bobagem o que mais valeu foi seu espírito de luta e garra no trabalho para gerar novos produtos em sua área de atuação, pois do mais nada restou.

Eu mesmo não provendo tudo o que desejaria para meus filhos acho que não me saí mal na tarefa de pai, pois sinto que eles já adultos e independentes me amam e tem na memória pequenas coisas que fiz com cada um como correr ao lado da bicicleta e soltando-os quando achava que já poderiam se virar sozinhos sem cair e assim foi também na vida.

Porém também devemos lembrar os pais que mesmo amando seus filhos e tendo feito muito por eles não são lembrados neste dia, talvez por estarem separados das mães de seus filhos e estas erradamente não tenham percebido que marido e mulher podem se separar, mas pai e mãe não.

O que dizer de outras mães que tiveram de assumir e encargo de prover além de dar seu natural carinho, transformando-se também em pai.

Ou aquele pai que mesmo desejando o bem de seus filhos e provendo regiamente a vida deles teve como troca seu assassinato planejado pela filha e namorado?

Enfim breve teremos o dia dos pais e é bom lembrar que pai não é máquina de fazer dinheiro, pai é gente e precisa e gosta de um abraço, um carinho, uma ligação por telefone ou um cartão pela net e também muito amor.

Feliz dia dos pais a todos.

São José dos Campos, 03/08/2006