O Virtual e o Real

Hoje resolvi colocar no papel um pouco dos meus sentimentos e vivências aqui na telinha da net. Faço então uma reflexão entre o virtual e o real, porque acho que todos nós, de uma forma ou de outra, já passamos por experiências que, se não são iguais, pelo menos se assemelham.

Comecei a perceber que no mundo virtual tudo é diferente. As amizades, as paixões, o amor, os papos, o sexo.

Nem tudo que dá certo no virtual dá no real, incluindo-se aí as relações entre as pessoas.

Aqui no virtual as pessoas, muitas vezes, não têm nome, têm apenas um nick que pode ser alterado dia a dia.

Existem programas que exibem o perfil do usuário, mas você também não deve acreditar neles, pois muitas vezes, uma mulher que, na verdade gostaria de ser homem, se coloca ali como homem ou vice-versa.

As.fotos podem ser arrumadas em qualquer lugar para publicar na net.

Mas muitas vezes a foto é real, é da pessoa mesmo, só que de 20 anos atrás. Serve ? Outras se produzem para tirar uma foto e, além disso, ainda mandam retocar. Serve ?

Mas vamos falar do que é mais comum no mundo virtual. Duas pessoas se encontram num chat, se acham interessantes, mas não se conhecem, nunca se viram nem através de foto. Batem longos papos até perceberem que estão super afinadas uma com a outra.

Muitas vezes trocam telefones, se falam, gostam do timbre da voz, mas nunca se viram.

Trocam e-mails lindos, versos, cartões; cada uma dessas pessoas acha que a outra seria a pessoa que faltava na vida delas.

Muitas vezes chegam a fazer sexo virtual. Olha, isso para muita gente que não freqüenta a net seria absurdo, mas é perfeitamente normal e verdadeiro, além de ter suas vantagens, pois o sexo é total e sem camisinha e não tem risco nenhum de doenças ou gravidez.

Mas apesar de tudo ainda não se conhecem pessoalmente.

Um dia poderão se encontrar. Será que a foto de 20 anos atrás não vai ter importância? Será que os quilinhos a mais não comentados também não? Será que o visual corpo-rosto não importa nem um pouco ?

Afinal o que importa é o que cada um dizia para o outro e para si mesmo durante todo aquele tempo, através da net.

Não amigos, não é bem assim que as coisas rolam.

No real o cara que fazia sexo com 5 ou 6 numa única noite, talvez não consiga dar nem umazinha; a camisinha não necessária na telinha, no real é e tem muito cara que despenca na hora de colocá-la.

As gordurinhas e pneuzinhos a mais que não são reveladas na telinha, ali na cama vão ser vistos e sentidos. Aquela mulher ardente no micro que fazia de tudo, tudo na hora H é real e tem mil preconceitos.

Isso sem contar que apenas no momento de se encontrar e se olhar, um e outro talvez não encontrem aquele ser humano do sonho que tinham idealizado.

O mais triste de tudo isso é que a partir daí, há o desinteresse, o esquecimento. o deixar de lado, a falta de tempo para tocar ou para entrar no micro.

Por outro lado pode haver um sentimento sincero que está massacrado pela dureza do confronto do real com o virtual...

Por isso achei importante fazer essa reflexão e repassá-la para todos os amigos(as), porque ainda que tudo o que foi exposto aqui ocorra realmente, é bom que as pessoas estejam cientes do que pode vir a acontecer.

Nesse caso, elas possam agir diferente do usual, ou seja, tentar pelo menos continuar amigos no mundo virtual, pois pior do que o confronto entre o real e o virtual é transferir para o virtual as inseguranças que sentimos, a frieza, o desamor e a falta de atenção e amizade que temos no real.

Seu amigo virtual Renato.

S.J.Campos - SP em 2002