O lobo e o cordeiro* (21/04/2021)

Até que enfim, o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) recebeu os vereadores para uma conversa franca, mas a portas fechadas (sic). Em pauta, tudo que já sabemos: “os problemas da cidade de Patos” e como resposta aquilo que também já sabemos: “a promessa de corrigí-los”.

O Estado democrático de direito garante que os poderes sejam independentes e harmônicos e essa “separação” foi consolidada pela Constituição Federal de 1988 para que um poder não usurpe o direito do outro.

Ora, se a Câmara é a vox populis e tem a prerrogativa de traduzir por meio de leis o sentimento social e fiscalizar o erário para saber se está sendo cumprido o ordenamento legislativo, o que faz o cordeiro reunir-se com o lobo?

Além do mais, essa relação não é institucionalizada, ou seja, não carece de documento de intenção e vai ficar para os anais como o vento que já soprou.

A meu ver, o respeito ao cidadão consiste, necessariamente, em cada um dos poderes desempenhar a sua função especifica, sem conversinhas ou conchavos.

Pois, ambos precisam preservar as garantias e direitos constitucionais na forma da obediência aos regimes próprios e estatutários; e, isso implica dizer, que, em dado momento, um poderá (e deve) limitar a ação do outro.

Não concordo com essas reuniõezinhas de ponta de rua que mais parecem coisas combinadas. A harmonia pode ser a melhor das intenções, mas onde fica a imparcialidade?

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 22/04/2021
Código do texto: T7238765
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.