Verão (22.04.2021)

Hoje é o dia do meu aniversário!

Sempre tive a idade em um a mais que o ano, e a deste é o número mais lindo desse mundo, já que 22 também é uma data bela! Sempre fico muito reflexiva quando chega essa data, ou mesmo perto dela. Mas ainda bem que sou diferente da parte materna da família, pois estou longe de me trancar em um quarto ou mesmo desaparecer no dia, sem avisar pra ninguém, e voltar apenas no seguinte, como se nada tivesse acontecido.

Quem sabe quem sou também sabe que amo a data do meu aniversário! Tanto que, quando era pequena e ia brincar com meu irmão e meu primo na “área comum” de casa, na ocasião da dita data, de vez em quando arriscava umas piruetas por lá, de tão feliz que ficava!

E já passei da fase em que queria fazer todos saberem do meu aniversário (mesmo que eu sempre fico tão feliz!). Ou então da fase de ficar esperando que o Facebook notificasse as pessoas com um “Hoje é aniversário de Paulia Barreto, dê os parabéns a ela”. Qual é? Está dando ordens às pessoas para parabenizar? Nah! Agora sei que as felicitações que mais importam são daquelas pessoas que também se importam comigo ao ponto de saberem a minha data sem que tenham visto antes uma publicação ou o que quer que seja! Até porque aprendi também que são poucas as pessoas que continuam, mesmo depois de uma situação complicada.

Eu, pelo menos e por exemplo, tenho as datas dos meus amigos salvas no calendário do celular! Eu as coloquei lá! Pois se a data do aniversário é tão importante para quem a tem, esse alguém não deveria dar pouca importância à data do coleguinha. Com mensagens clichês, por exemplo, ou mesmo apenas um “Muita saúde pra você e muito dinheiro no bolso”, depois de desejar que Deus abençoe sem muita convicção!

Se você está desejando que Deus abençoe a pessoa que faz aniversário, deseje de coração! Felicite com toda a alegria que você tem dentro de si, já que no dia do seu aniversário, você pode querer que alguém faça o mesmo por você. Há as pessoas que não ligam muito para isso, e tenho uma leve teoria de que isso acontece porque os outros indivíduos ao redor também não ligavam para “essa besteira de aniversário”.

Ou talvez a data em que Deus nos deu a vida, só existimos por causa disso!, não seja realmente tão importante assim. (A última frase está escorrendo ironia, para quem ainda não entendeu!).

E, como disse, fico bem reflexiva durante este tempo e agora ainda mais, pois digamos que não podemos estar junto de todos que queremos bem, e que querem o nosso bem também. Fico pensando sobre o propósito que recebi nesta data, há 22 anos. Mas não vou tocar em assuntos muito profundos, digo apenas que nasci para fazer coisas que não geram uma renda tão boa, pelo menos não no país em que vivo.

Explico: sou bailarina clássica, gosto de escrever (tenho até alguns livros já escritos, que – ainda? – não tenho a esperança de publicar), gosto de português, sou revisora de textos e sou chegada à Música. Onde vivemos, digamos que a arte não tem lá muito lugar, nem o incentivo à leitura, nem o estudo do português e muito menos o prezo pela forma como a mensagem será entregue (porque não é somente a mensagem ser entregue e entendida que importa! E posso até pensar em escrever um texto sobre isso qualquer dia desses).

Então, o que vou fazer para ganhar a vida? O que _posso_ fazer para ganhar a vida? Não trabalhar na área em que gostaria de atuar, pois as contas chegam! Trabalhar com o que gosto e por isso conseguir ganhar bem? Quem lê assim pensa que estou me ligando somente em dinheiro... Mas sejamos francos e francas, por favor! Como poderei dar continuidade à família que estou construindo sem isso? Ficar sempre esperando que caia do céu é que não vou! Não posso!

E vocês pensam que vou responder a essas várias questões que escrevi aqui? Não! Nem sequer tenho a mínima ideia das respostas! E vocês esperando que eu fosse escrever mais...

Paulia B. Sousa

Paulia Barreto
Enviado por Paulia Barreto em 23/04/2021
Reeditado em 28/04/2021
Código do texto: T7239770
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.