Wagner, o Rapper da Casa do Pai

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Nem sei por quanto tempo o jovem Wagner fora usuário de substâncias químicas, diversas...

Com o tempo distanciou-se dos familiares, morou, vagou pelas ruas do Bairro Ponta Negra por um bom período.

Gradualmente perdia a sua identidade, os seus valores, os saudáveis prazeres da vida; a alto estima, a juventude…  

Se via inserido no rol dos excluídos da sociedade dos homens...

-- Seguia o seu caminhar sem muitas perspectivas; uma profissão definida,  trabalho digno; um teto decente, um abrigo confiável, para o descanso tranquilo...

Apesar de estar tão longe do centro da capital manauense, uns (20 Quilômetros), igual ao filho pródigo, sem nada no estômago, soube exatamente o que fazer. Marchou a pé à procura dum apoio na casa do "Pai Resgatando  Vidas".

Não tinha nada combinado, como no caso bíblico, o Pai Marcos estava à porta do Instituto de braços abertos e o recebeu com "festa" na sua casa (A Casa dos Artistas) como ele mesmo gosta de dizer.

No dia do seu acolhimento aparentava um tanto desnutrido, bastante carente de cuidados; banho, alimento, carinho, aconchego, amor verdadeiro.

O Wagner aportou no lugar certo, e luta agora na sua nova maneira de viver...

Nem dormiu muito, como alguns o fazem ao chegar no "paraíso dos resgatados". -- No porto seguro, no espaço de acolhimento do Pai, de novos amigos-irmãos, de dignidade...

Tímido, sem muito focar à câmera do celular mostrou logo a que veio. -- Ao revelar o seu dote artístico, numa exposição das suas rimas, num “rap” improvisado. -- Toda vez que se fizer necessário (ou for desafiado a isso) ele tira os seus versos do anonimato e os revela ao mundo.

Alguém da instituição de apoio fez a seguinte ponderação sobre o Wagner:

"... Veio em busca de receber ajuda para lutar contra dependência química, sair das ruas e tentar resgatar tudo aquilo que o vício destruiu em sua vida.

Hoje ele está com a oportunidade tanto de receber ajuda para lutar contra a dependência química e sair das ruas, quanto de se reintegrar e reconstruí os laços com a sua família.

À sua avó, a tia apoia muito o seu tratamento no projeto Pai resgatando Vidas".

*Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(29:04:21)