A saga da carteira de motorista -parte dois

Trinta e três caras. A maioria chegou de supetão, juntas no ônibus, cara de sono, cara de ansiedade, cara de eu sou o “cara”, todos os tipos, tinha a coroa toda enxuta, a gordinha espalhafatosa, o cara sarado da tatuagem, o careca míope, a patricinha bem ajeitadinha, o balofo que eu nem sei como conseguiu andar no ônibus, também tinha aqueles que chegavam sozinhos, com a mãe ou com o marido, mas todos tinham uma mesma esperança, passar no raio do exame de condutores do DETRAN de Porto Alegre, acredite todos os condutores capacitados que tiraram à carteira de motorista nos últimos anos, que hoje estiverem lendo vão concordar comigo, é DOSE!!!! Sim, tem aqueles que nasceram de quina para a lua, agraciados com a sorte assim que colocaram a cara neste mundo, Deus olhou para eles e disse: ”Tu vai ser um condutor capacitado pelo Detran, meu filho, vai passar de primeira!” E pronto, o resto está se ferrando, paga a taxa, faz mais umas aulinhas para não perder a prática até o novo dia de prova, sim por que tem que esperar quinze dias! Daí o cara, que já não é tão perito assim, ainda tem tempo de aprimorar suas ratiadas, por falta de experiência, tem também que esperar para ver se a prova vai ser nos lugares onde já teve aula, porque se não é fácil ali onde tu conhece o caminho de cor, imagina lá na puta que pariu, onde tu nunca andou! Bom, depois de tudo isso chega o dia fatídico, para a maioria o terceiro, quarto, quinto, sexto dia fatídico. O examinador é muito simpático, vem avisar que sabe que todos que estão ali são capacitados, mas neste dia vai ter cara que nunca apagou, mas vai deixar o carro morrer, vai ter o cara que nunca esquece de dar o sinal, mais vai bloquear da mente que existe o pisca, aquela luzinha infernal que tu usa para dizer o que vai fazer a seguir, o cara que estaciona em três minutos, mas vai ficar cinco só tentando entrar na vaga, e claro não vai dar tempo nem de fazer a baliza... Tudo muito legal o cara é super gente fina, deu alto apoio, todo mundo ficou muito aliviado, obrigada! Pior, foi a tia, com cara de loca e toda desgrenhada, que na hora em que o examinador deu uma brecha, para fazer perguntas sobre a prova ou percurso, levantou a mãozinha e lascou a dita cuja: -Eu quero saber porque, quando estou usando a terceira e vou trocar, a marcha cai?

Que?- Como assim a marcha cai? Ninguém entendeu nada, só se ela estivesse usando cambio automático né? É claro que ela puxava para quinta ao invés de reduzir para segunda, e o carro apagava. Oexaminador esclareceu, e o resto da galera já muito a fim de desopilar, espantar a apreensão, começou a rir, todos se sentiram ótimos, a tia deixou todos sentindo peritos, perfeitamente capazes, por que nenhum faria aquilo, era erro primário, claro!

Bom, para finalizar, de trinta e três, seis foram aprovados! Isso mesmo seis, seis felizes e triunfantes condutores capacitados pelo Detran, e o resto? O resto volta para casa, chorando de raiva, pensando que tem que pagar de novo, fazer mais uma aulinha, marcar nova prova, passar mais uma noite em claro a véspera de fazer a prova,acordar cedo, rezar para não chover, rezar para que a prova seja no local favorável...ufa em fim... PUTA QUE PARIU!!! E tem mais !!! Sabe a tia desgrenhada, da pergunta sem noção? Pois é passou! Não é piada não... Ela já está habilitada... É mole?