MALA DE GARUPA PARA EVITAR ATAQUES!

Reboliço geral, a rede de dados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul sofreu um ataque cibernético.

Para quem conhece a mala de garupa sabe que as duas bolsas não se comunicam, exceto se o gaudério retirar de um lado e por no outro. Assim foram os sistemas que participei do desenvolvimento até meados de 2014.

havia ferramentas que retiravam de uma bolsa e punham na outra, sem que o que estivesse na outra pudesse passar para a bolsa de onde havia saído o produto.

Um pouco diferente eram as malas de garupa dos sistemas, pois podiam ter várias bolsas em ambos os lados, nas dos mesmos lados a transferência corria um pouco mais fácil, já a transposição entre os lados, somente depois de desinfecção cuidadosa e compatibilização dos dados. Uma coisa era quase sagrada, se a mala fosse pública, não eram permitidos objeto pessoais e vice-versa.

Enfim, a tecnologia evolui tanto que os usuários nem imaginam o que acontece do outro lado e assim batem pé, quero porque quero entradas de pen-drive, discos rígidos externos, abrindo janelas para invasões. Necessariamente não deve ter sido por isto que a rede do Tribunal foi invadida, mas esta invasão pode deixar um ensinamento, não só para o Tribunal, mas para todos nós, janelas devem ser revisadas constantemente, independente de não ser éticas as invasões, porque bandido não tem ética!

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 30/04/2021
Código do texto: T7244957
Classificação de conteúdo: seguro