Dia do trabalhador, data muito comemorada por todos, embora neste período de pandemia muitos ficaram desempregados, mas sempre atrás de seus sonhos

Dia de darmos os parabéns para os profissionais da saúde e para quem não parou de trabalhar, fazendo com que a comida chegasse em nossa casa

No dia 1º de maio comemoramos o dia do trabalho ou dia do trabalhador em diversos países do mundo. Esta data representa o momento que os empregados e as empresas se organizam para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho.

Data em que homenageamos os trabalhadores que lutaram por nós, melhores condições trabalhistas. Trabalhadores esses, com muita coragem e persistência de irem atrás dos direitos e benefícios de cada um.

Até meados do século XIX, os trabalhadores jamais pensaram em exigir seus direitos trabalhistas para seus patrões, apenas trabalhavam.

A partir de 1.886, aconteceu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago para reivindicar a redução da jornada de trabalho (de 13 horas para 8 horas diárias) e em 1º de maio desse mesmo ano, milhares de pessoas foram às ruas iniciando uma greve geral nos Estados Unidos.

Esses conflitos ficaram conhecidos como “Revolta de Haymarket”, três anos após as manifestações nos Estados Unidos (20 de junho de 1.889) foi convocada em Paris uma manifestação anual para reivindicação das horas de trabalho e foi programada para o dia 1º de maio, em homenagem as lutas sindicais em Chicago.

No Brasil, o dia do trabalhador só foi reconhecido em 26 de setembro de 1.924, através de um decreto assinado pelo presidente Artur da Silva Bernardes. Mas, com a criação da CLT (consolidação das leis de trabalho) foi instituída em 1º de maio de 1943, na gestão de Getúlio Vargas.

Este ano com a pandemia que se estendeu, precisamos homenagear os profissionais da área de saúde: os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, cozinheiras, laboratoristas, farmacêuticos, limpeza, escritório, motoristas de ambulância, atendentes de hospitais, porteiro de hospitais, radiologistas...

Mas não podemos esquecer aqueles que fizeram o alimento existir e chegar até nossas casas: os agricultores, pecuaristas e aos caminhoneiros que fizeram com que esses alimentos chegassem até nós.

Enfim, todas as profissões são importantes e todo o trabalhador deve ser reconhecido nesse dia do trabalhador, pois todo o trabalho é importante e nobre.

Feliz dia do trabalhador pra todos que permaneceram na luta nestes tempos de pandemia.

marcia jack
Enviado por marcia jack em 01/05/2021
Código do texto: T7245561
Classificação de conteúdo: seguro