O DIA DO TRABALHO SEMPRE NOS LEVA A CONJECTURAS... 18h57min.

Mais um primeiro de maio estamos evidenciando, com justa razão com festas para comemorar, este que também é dos feriados universais.

Nos primórdios da história da humanidade, a luta era tão somente pela sobrevivência, com destaque a caça e a pesca, o que os tornava nômades...

Com o descobrimento do cultivo das sementes, isto o fez fixar e criar as primeiras aldeias, que com o tempo se tornariam pequenas cidades. Bem mais tarde vieram indústrias, que foram criando um leque de trabalho, e ao mesmo tempo, “entreveros”, entre o “capital” e o trabalho. Leis foram sendo criadas, para promover justiça social...

Em nosso país o destaque é para era Vargas, 1930 a 1945, com leis que deram mais amparo ao trabalhador, com a criação dos institutos de aposentadoria, e, em nosso singelo texto de hoje, vamos dar destaque um desses seus ministros: Alexandre de Moraes Filho, * foi ministro do Trabalho entre 29 de dezembro de 1941 a 29 de outubro de 1945.

As Carteiras de Trabalho, - as mais antigas – vinham com algumas palavras assinadas por este ministro, as novas carteiras de trabalho, estas suas palavras foram extintas, mas é interessante transcrever:

“Por menos que pareça e por mais trabalho que se dê ao interessado, a carteira profissional é um documento indispensável a proteção do trabalhado.

Elemento de qualificação civil e de habilitação profissional a carteira representa também título originário para a colocação, para inscrição sindical e, ainda, um instrumento pratico do contrato individual de trabalho.

A carteira, pelos lançamentos que recebe, configura a história de uma vida. Quem a examinar, logo verá se o portador é de temperamento, aquietado ou versátil; se ama a profissão escolhida ou ainda encontrou a própria vocação; se andou de fábrica em fábrica; como uma abelha, ou permaneceu no mesmo estabelecimento, subindo a escala profissional. Pode ser um padrão de honra. Pode ser uma advertência”. (a.) Alexandre Marcondes Filho.19h34min.

Curitiba, 01 de maio de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Alexandre Marcondes Machado filho, Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio.

Nascimento: 31 agosto de 1892 São Paulo, São Paulo, faleceu na mesma cidade em 16 de outubro de 1974. Nomes e datas compilados da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 01/05/2021
Código do texto: T7245917
Classificação de conteúdo: seguro