Pausa para uma conversa: dia do trabalhador em 2021

A origem do dia do trabalhador data de 1886, quando trabalhadores dos Estados Unidos fizeram uma paralização para reivindicar melhores condições de trabalho. Esse foi o estopim para a realização de que manifestações em protesto por direitos trabalhistas em outros países. Três anos depois, operários reunidos em Paris decidiram homenagear os milhares de trabalhadores que foram às ruas de Chicago no dia 1º de maio para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos.

Entre as reivindicações dos manifestantes estava redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. O movimento foi duramente reprimido pelas autoridades locais com inúmeras prisões, um grande contingente de pessoas feridas e até mortes transformando muitos dos trabalhadores que foram às ruas de Chicago em mártires. Esta data ganha um significado mais especial por representar claramente a luta dos trabalhadores pelos seus direitos.

No Brasil, o dia do trabalhador ganhou visibilidade por causa dos imigrantes europeus que se utilizaram desta data para reivindicar seus direitos trabalhistas. A repercussão foi tamanha que em 1924, o presidente Artur Bernardes decretou o dia 1º de maio como feriado oficial. No ano de 1943, o presidente Vargas utilizou-se deste feriado para anunciar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), passando a fazer o reajuste do salário mínimo nesta mesma data.

Em torno de 80 países adotam o da 1º de maio como dia do trabalhador. Mas, ironicamente, nos Estados Unidos, país onde ocorreu a manifestação que deu origem a essa comemoração, este dia não é reconhecido como feriado. Lá eles comemoram o dia do trabalhador em 2 de setembro. Normalmente, este dia é marcado por manifestações nas ruas e passeatas. Porém, o contexto de pandemia em que vivemos na atualidade não inspira essas atitudes.

No contexto atual, em que os índices de mortes por Covid-19 aumenta diariamente, fica difícil encontrar motivos para comemorar o dia do trabalhador quando a última pesquisa nacional indica que nunca tivemos tantos desempregados quanto hoje. Milhões desses brasileiros ultrapassam diariamente a linha da pobreza aumentando os índices de miserabilidade do povo. E a maioria da população já esqueceu em quem votou na última eleição!