Uma parábola para hoje!

Sabe aquela situação desagradável que te acompanha há doze anos? Muito tempo já passou e as suas esperanças de solução já foram todas frustradas.

Você se lembra de como tudo começou?

Lembra de todos os diagnósticos que os médicos já lhe deram no decorrer desses anos?

Consegue avaliar os custos reais de todo o tratamento iniciado e concluído, porém, sem qualquer resultado?

Por causa da hemorragia constante, você desenvolveu algumas defesas.

Primeiramente, você decidiu ocultar dos outros a sua enfermidade. Mas de nada tem adiantado, porque todos conseguem perceber o seu aspecto anêmico e triste. Algumas pessoas gostariam de ajudar, mas como você ocultou dos amigos e parentes a verdadeira razão da sua dor sem querer falar sobre o assunto, ninguém se aproxima de você para oferecer a ajuda.

Por outro lado, você também passou a viver o cativeiro da reclusão auto-imposta. O resultado disso foi que até o momento esse flagelo auto-imposto não resolveu o seu problema de saúde e, pior do que isso, você deixou de acompanhar o que tem acontecido com centenas de pessoas que se viram curadas e, hoje, estão ressocializadas e vivendo vida normal.

Mas eu não estou aqui para te condenar. Pelo contrário, eu quero te encorajar a abrir a porta da sua casa, sair às ruas e se encontrar com um Rabi que possui poderes sobrenaturais e cujos poderes têm feito cegos enxergarem, aleijados andarem, mudos falarem, e tudo começou na Galiléia em uma festa de casamento onde, segundo afirmam, ele teria transformado água em vinho.

Como pode isto acontecer?

Não sei!

Mas aconteceu!

E quem sabe o mesmo não poderia acontecer com você?

Quem sabe não seria essa a oportunidade de você receber a cura da sua enfermidade?

Você pode dizer que não alimenta esperança de cura devido a tudo quanto já foi feito porém, sem resultados.

Pode também afirmar não conhecer o Rabi pessoalmente para importuná-lo com um pedido dessa ordem, ou seja, a sua cura imediata e completa.

De igual forma, pode alegar ser muito tímida para se aproximar dEle, ainda que sorrateiramente, e claro, ter receio de ser condenada por Ele mesmo ou pelos seus seguidores, ou até mesmo pela multidão que sempre o acompanha.

Permita-me dizer que há um ditado popular que passará às gerações futuras e que afirma o seguinte:

"O cavalo passará encilhado, debaixo da sua janela. Se você assumir o risco de saltar sobre ele no momento exato em que ele passar debaixo da sua janela, você prosseguirá adiante no galope

Mas, se você titubear e não saltar sobre o cavalo, ele continuará no seu galope e você terá perdido a oportunidade de prosseguir adiante."

O que você escolhe?

Será que não vale a pena arriscar-se a qualquer circunstância possivelmente ruim como retaliação de quem não conhece o seu problema, entregar essa questão nas mãos de quem já tem provado possuir poderes para restaurar tantas vidas?

Muito bem!

Estamos na pós-modernidade e, hoje, conhecemos o resultado do que foi acima exposto teoricamente como "storytelling", lendo o texto de Lucas 8:43-48.

A mulher decidiu esperar atentamente a passagem do cavalo encilhado e, na oportunidade, saltou sobre ele e prosseguiu a sua vida. Aproximou-se sorrateiramente do Rabi conhecido como Jesus de Nazaré, tocou-lhe na orla das vestes compridas e foi imediatamente curada.

Jesus reagiu a isso informando que alguém havia tocado nele intencionalmente. Diante disso, foi-se embora a timidez, o medo da retaliação, a vergonha e a desesperança. A cura a havia transformado e ela não tinha como,  nem por quê esconder o fato. Ajoelhou-se aos pés de Jesus admitindo que fora ela que lhe tocara e ouviu do Mestre: "Filha, a tua fé te curou! Vá em paz!"

Sabe, no mundo pós-moderno onde dizem que todos têm razão, inclusive aqueles que pensam que a única função do cérebro é manter afastadas as orelhas, é preciso parar e pensar...pensar...pensar!

Existem momentos em que a ciência não encontra solução para tudo que enfrentamos na vida.

O academicismo é ótimo, mas a teoria do academicismo parece que coloca sobre nós, mais dúvidas do que certezas e isto é desesperador porque racionaliza a nossa esperança e esvazia a nossa confiança.

Há um momento na vida de todo ser humano, em que a Fé, e apenas a fé em Jesus de Nazaré consegue superar a Razão, a Lógica, a Ideologia, a Política e o Academicismo em geral.

Diz o texto bíblico: "Sem FÉ é impossível agradar a Deus. Quem quiser se aproximar dEle precisa CRER que Ele existe, de verdade, e que está disposto a abençoar aqueles que decidem amá-Lo." (Hebreus 11:6)

Decida conhecer Jesus de Nazaré!

Deus te abençoe!

Pr. Oniel Prado

Outono de 2021

21/03/2021

BSB/DF