UMA VIDA... A CIÊNCIA ALIADA A UM FORTE SENTIMENTO DE RELIGIOSIDADE. *

UMA VIDA... A CIÊNCIA ALIADA A UM FORTE SENTIMENTO DE

RELIGIOSIDADE. *

Habitualmente, pelo menos uma vez por semana íamos visitá-lo, desde o final do mês de agosto; ficou internado algumas semanas no Hospital São Lucas; na quarta feira dia vinte e sete de Janeiro, fui submetido uma pequena cirurgia nas costas, o que me impossibilitou de dirigir, até os pontos serem retirados; sábado na hora do almoço telefonamos: Como está o Professor? Esta tudo bem foi à resposta de sua nora; explicamos o motivo de nossa ausência. À noite recebemos o telefonema de uma amiga, nos comunicando seu desenlace.

Os cinco meses de um quadro clínico de difícil reversão chegaram ao fim; fora uma preparação para serenamente fizesse sua passagem...

Sempre enaltecera a figura do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes e sua falange de Médicos Cooperadores, da Dimensão Espiritual; por coincidência praticamente a preparação de sua passagem para outra vida, teve o mesmo período do Médico, que sempre devotara grande Fé!

Leváramos a ele a imagem do querido Médico, retirado pelo computador; ao aplicarmos o passe, em algumas vezes segurava a imagem da venerável figura; sempre enfocávamos seu nome, rogando que um de seus Colaboradores intercedesse em seu benefício; e sempre repetíamos: Se o nosso irmão ainda não terminou sua missão entre-nos, que sua saúde seja restabelecida, mas que, acima de tudo aceitávamos os desígnios de Deus, que sabe o que é melhor para nos...

Como é natural aos 92 anos, em um quadro de debilidade física, tinha um pouco de dificuldade para falar.

Era semelhante a quem usa um computador com deficiências; o ser inteligente, o agente aciona o instrumento, - o corpo físico. - por falhas de recursos não responde...

Em inúmeras ocasiões nos o acompanhamos as várias Casa Espíritas, até em outros locais sem conotações religiosas; sempre fazia palestras de excelente conteúdo; mas também sabia adapta-las a um nível de platéia mais simples. Para que o tema abordado fosse entendido.

Durante muitos anos realizou o Atendimento Fraterno, em Casa Espírita de Curitiba; não se importava com horário, seu aconselhamento tinha como objetivo elucidar a quem o procurasse; quantos alem da palavra amiga receberam até mesmo ma ajuda financeira; alma completamente desapegada aos bens materiais; colocando o amor ao próximo acima de tudo...

Havia uma palestra que exigiu dele, muita pesquisa, com detalhes de estatística de números; tudo memorizado e repetido totalmente de improviso; memória privilegiada, dirão alguns, mas tudo fruto de disciplina de muita pesquisa, para que tudo pudesse ser memorizado e vir à tona no momento preciso.

“Provas da Existência de Deus”, se tornou uma palestra de muito destaque em nosso meio, e poderia ser proferida em qualquer lugar independente das convicções religiosas.

A exposição durava um pouco mais de uma hora; fazia uma viagem imaginária no macrocosmo, com suas grandezas inimagináveis; do mesmo modo induzia os ouvintes a se envolverem com microcosmo, se fixando no final ao corpo humano, descrevendo a função de cada órgão, pois o mesmo se constitui na “máquina” mais perfeita, idealizada pelo Supremo Criador. Ao finalizar, deixa a platéia em suspense ao dizer: “Apesar de tudo isto eu não creio em Deus”! Após alguns segundos encerra: “Eu sinto Deus”!

Sempre insistíamos para que escrevesse certos fatos que ocorreram em suas vidas, - junto com a sua inseparável companheira Anita. - não tinha tempo, pois aos 92 anos, continuava trabalhando; talvez um de seus três filhos, Reinaldo, Ronald ou Roberto, terão totais condições de escreverem as “reminiscências” do próprio pai...

Sábado às dezesseis horas, estávamos prestando a derradeira homenagem ao amigo a mais de quarenta anos; um dos fundadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC. Pela sua dedicação de longos anos recebe o Título de Professor Emérito.

Na Universidade Federal do Paraná, é lembrado por gerações de alunos, que tiveram o privilégio de terem suas aulas, na condição de um Mestre por excelência, onde as aulas teóricas eram enriquecidas nas práticas de Laboratório, que davam aos alunos uma melhor capacitação no exercício de suas futuras profissões. – Engenheiros Químicos. - Após aposentar-se, deu aulas durante mais oito anos...

Ali estavam os restos mortais do homem que fora agraciado com um Diploma que o distinguia como um dos duzentos Cientistas mundiais, com maior destaque, ele, pelas suas pesquisas ligadas a área do Elemento Magnésio...

É difícil resumir uma vida, em poucas palavras; creio plenamente que cumpriu a missão que veio predestinada; fazer uma ponte entre a Ciência e o sentimento de Religiosidade, e a maior prova está em seu último livro: E Deus Criou o Universo.

Resta a cada de nós, um sentimento de saudade, não temos mais entre nos o amigo, o Cientista, o incansável pesquisador do Elemento Magnésio, que incentivado por ele foi levado à classe médica “As Gotinhas da Saúde”, com inúmeros trabalhos científico, que

traduzidos por ele é levado à distinta classe, juntamente com seu valioso livro “ O Magnésio na Saúde.” Dando as provas Científicas da atuação deste Mineral no equilíbrio da saúde humana e as vantagens da Suplementação, em face do déficit deste Mineral que afeta a maior parte da população...

Fez de sua vida um rastro de luz, que seja lembrado; é possível que nem todos o reconheceram e valorizaram em suas obras, mas elas foram feitas, foi o caso dele, pouco reconhecimento pelo muito que realizou; o mais importante são os “louvores dos Céus”, do que os da “Terra”.

Encerramos contanto um fato narrado por ele. Às quintas feiras, pela manhã, costumeiramente viajavam com sua esposa, à Barra do Sul, cidade distante de Joinville a 20 km., sede da Divisão de Magnésio, idealizado por ele e seu filho Ronald, na década de 70; é a única Indústria da América Latina, que supre o mercado interno e é exportado o produto, - Magnésio Industrial e Farmacêutico. -para vários países.

Num certo trecho da viagem, o seu veículo foi parado para conferir os documentos; ao conversar com o policial, coloca sua carteira no teto do carro; ao sair nem ele e nem o policial perceberem que acabara a deixando...

Ao chegarem à Barra do Sul, é que notaram a falta da carteira. Há princípio ficaram um pouco apreensivos, pois tinham viagem marcada ao exterior, no final da semana.

Apenas disse a sua esposa: Vamos confiar em Deus. Algumas horas depois um caminhoneiro, lá chegando pede para falar pessoalmente com ele; para surpresa lhe entregou a carteira, tinha divisado, num final de uma curva, caída no meio da pista, parou no acostamento, pegou a carteira, dentro da mesma havia um cartão com seu nome e da Empresa; como já tinha feito algum frete naquele local, fez questão de entregá-la pessoalmente. Acaso? Ou as “Mão de Deus”, fazendo suas obras...

No Evangelho Segundo o Espiritismo, há uma belíssima página que diz que a vida na Terra é semelhante a um prisioneiro, que cumpriu sua sentença e é libertado; porém nós nos entristecemos com a sua partida, pois queríamos que ficasse mais tempo entre nós...

Como derradeira imagem aos que estão lendo estas palavras; no final da tarde, - quando lá se encontravam; Barra do Sul. – sentavam-se num banco defronte ao mar e oravam a Deus pelo muito que haviam recebido; que altar mais belíssimo poderia haver; a imensidão do mar, no vai de suas ondas louvando a vida, cujo princípio dela se remonta a milhões de anos...

Nestas modestas palavras fica gravada nossa gratidão e de todo o Grupo que durante anos teve o privilégio de tê-lo como nosso Dirigente.

Professor Reinaldo em visita na casa do Saul, em 10/02/2008.

* Professor Doutor Reinaldo Spitzner, nasceu em Curitiba, em 9 de maio de 19l7.

Seu desenlace se deu na mesma cidade em 30 de janeiro de 2010

Curitiba, 3 de fevereiro de 2010 – Reflexões do Cotidiano- Saul

Trabalhos de sua autoria, que estão neste Site mensagensespiritas.sitte.

A singela crônica tem onze, talvez muitos de nossos prezados leitores (as) ainda não tiveram oportunidade de ler, mas creio que vale a pena, pela importância desta personalidade.

Pesquisas Espíritas.

MINHA EXPERIÊNCIA COM VOZ DIRETA

DONA OLGA VORROL-SENSITIVA DE CURA

XENOGLOSSIA E ESCRITA INVERTIDA EM INGLÊS

ESCRITA INVERTIDA

ECOS DE UMA ESCRITA MEDIÚNICA EM LINGUA CHINESA

CURAS PELA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS

O PASSE. PASSITA, QUANTIFICAÇÃO EM DINAS (É um trabalho inédito no mundo; qual a diferença de peso da água fluidificada e da água comum?).

Artigos.

CURAS CIRÚRGICAS ESPIRITUAIS. Sr. José Pedro de Freitas. (Zé Arigó.)

PORQUE ME INTERESSEI PELO ESPIRITISMO

CURAS ESPIRITUAIS DIFERENTES.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 03/05/2021
Reeditado em 04/05/2021
Código do texto: T7247131
Classificação de conteúdo: seguro