Jogo das pamonhas

O Miguel subiu as escadarias da Rádio e desafiou o nosso time de futebol para um amistoso na sua comunidade de Capelinha. Desafio aceito na hora. Vamos lá! Afinal quem não gosta de bater uma bola numa manhã de domingo e confraternizar com os colegas e os carinhosos amigos, que nos ouvem diariamente.

O mais fácil era organizar a lista de “atletas”. Não faltava quem se oferecesse para entrar na lista de relacionados do nosso “esquadrão”, e participar de um futebol sadio, um delicioso momento de praticar esporte e fazer novas amizades. A semana toda foi de expectativa, com os microfones abertos para anunciar a partida, palpites sobre o placar, para esquentar o amistoso.

Enfim, chegou o domingo. Jogadores reunidos e a delegação em alguns carros particulares rumou para a localidade de Capelinha, que não ficava muito distante.

A nossa chegada para o jogo-festa foi mesmo uma festa. Uma recepção prá lá de carinhosa, gente que estava ligada em todos os dias na programação e que não conhecia todos os radialistas, pessoalmente, embora estes locutores estivessem presentes no dia a dia daquelas pessoas, pelas ondas mágicas do rádio.

Estamos falando do rádio de uns bons tempos atrás, ainda sem a internet, ou seja, sem a possibilidade de transmissão por vídeo e em sites que, atualmente mostram todas as informações de uma Emissora, como programação diária, noticiários e até fotos de seus comunicadores.

Sem esses recursos, cabia ao ouvinte criar em sua mente a imagem do seu locutor preferido, julgando apenas pela voz. É bem curioso isso. Você imagina um tipo de pessoa e ela ali está neste momento, na sua frente, talvez bem diferente daquela que foi desenhada pela imaginação.

- Pensei que você fosse um morenão, bem forte, com esse seu vozeirão!

Dizia uma das moradoras ao nosso ponta-direita Francisco, que realmente possuía uma voz de trovão, mas era tão magrinho, que tinha o apelido de Chiquinho meio-quilo.

- Ô Zé! esqueceu o cabelo em casa????

Brincava outro, ao se dirigir ao nosso lateral-esquerdo José Eustáquio, que esbanjava uma carequinha daquelas, bem marcantes, embora o seu apelido fosse Zé do Cabelo. Vai entender, né!

Depois desse blá-blá-blá pré-jogo, vamos para a peleja, porque o bom mesmo é ver a bola rolando!

Nada disso! Espere aí...

Quando estávamos numa sala de aula de um grupo escolar, que era o nosso vestiário improvisado, iniciando os preparativos, eis que chega o Miguel com as pamonhas. E não eram poucas. Muitas pamonhas, em uma gamela lotada, na verdade um gamelão e aquele cheirinho delicioso, ainda mais a pamonha de doce com queijo, a minha preferida. E aí cabe a pergunta: Quem é que vai pensar em jogo numa hora dessas? É irresistível!

Por mais que se implorasse aos atletas para que não devorassem tanta pamonha assim, antes do jogo, esse pedido não encontraria eco. Naquele instante, a melhor jogada, era a de saborear a bendita pamonha. E olha que sobraram apenas as palhas.

E assim, com o bucho cheio, lá vai o time, pachorrento, pro campo de jogo. E que jogo!!! Dominado amplamente pela equipe local e não era para menos. Não me perguntem pelo placar. Só sei que perdemos feio. Exibição bisonha. Em termos de resultado para nós, a pamonha acabou sendo maldita.

A tática do Miguel, com o agrado das pamonhas, acabou dando resultado, que ele imaginava. E ninguém apelou à justiça desportiva ou comum. Valeu mesmo foi pela confraternização entre vencedores e perdedores, os pamonheiros. Foi uma linda manhã de domingo que vai ser lembrada pela tática infalível do espertinho do Miguel das Pamonhas, apelido que lhe coube perfeitamente ao final de toda essa história.