'MINHA MÃE'...

ESTAVA ARRUMANDO UMA GAVETA , AQUELA QUE TODO DIA FALAMOS, , AMANHÃ EU ARRUMO TUDO, E NESSA GAVETA ACHEI UM VIDRO DE PERFUME', O PERFUME JÁ EVAPORADO SÓ COM AQUELA''' ' MADEIRAS SÓ COM AQUELE PEDACINHO DA MADEIRA, MAS O PERFUME MUITO PRESENTE E COMO DIGO DO AROMA CONDUTOR QUE NOS LEVA AO PASSADO UMA VIAGEM MARAVILHOSA, VOCE PODIA DAR UM PERFUME IMPORTADO , ELA GUARDAVA , A VIDA INTEIRA, ELA NOS DEIXOU AO CEM ANOS , SÓ USOU O 'MADEIRA DO ORIENTE'.E NO QUARTO A PRESENÇA DELA SE FAZIA TÃO REAL. ESQUECI A GAVETA E VIAJEI; ELA DANÇANDO TANGO COM MEU PAI, ARRUMADA PARA PASSEAR,EM VIAGENS, PROGRAMAS NOTURNOS,O MADEIRA DO ORIENTE SE TORNOU SUA COMPANHEIRA, E SENTINDO ESSE RESPIRO DE SAUDADE, ELA VIVEU O 'GLAMOUR', FESTAS ,DANÇAS EVENTOS SOCIAIS,VIAGENS, MAS DENTRO DA SUA SIMPLICIDADE, ELA TINHA QUE ACOMPANHAR MEU PAI , QUE TINHA UMA PRESENÇA SOCIAL MUITO FORTE..E ELA ESTAVA SEMPRE LÁ..A MINHA MÃE SE ESTIVESSE VIVA SERIA DETONADA PELAS FEMINISTAS ,.ERA DE UMA SUBMISSÃO ABSOLUTA,TUDO QUE VOCÊ PODE IMAGINAR DE UMA ESPOSA PERFEITA, VIVEU PARA O MARIDO E OS FILHOS NUMA COMBINAÇÃO DE LEVESA E SENSIBILIDADE NUM PERFIL DE UMA PERSONALIDADE ENCANTADORAMENTE MARAVILHOSA. ELA E MEU PAI VIVERAM UM CONTO DE FADA DA VIDA REAL E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE , ATÉ QUE A MORTE OS SEPAROU..TIVE EM CASA O MAIOR EXEMPLO DO AMOR, FOI REAL, FOI PERFEITO, POR ESSA GRANDEZA DE ALMA , PORQUE ELA FAZIA AS COISAS ACONTECER.LEMBRO QUE AOS QUATRO ANOS ELA FEZ UM BOLO E EM CIMA UMA CHARRETE TODA AZUL COM UMA BONECA DENTRO, TAMBEM COM ROUPINHA AZUL E O CAVALO QUE PUXAVA A CHARRETE ERA DE CHOCOLATE,ELA FEZ BOLOS INIMAGINAVEIS O ULTIMO FOI NO ANIVERSARIO DE 1 ANO DA MINHA FILHA, FOI,A CARA DE UM PALHAÇO,ELA JA TINHA UNS 80 ANOS . QUANDO TINHA OS QUATRO ANOS ESTAVA BRINCANDO NO TERRAÇO DE CASA QUE ERA PERTO DA IGREJA E EU VI UM CORTEJO FUNEBRE PASSAR E OS SINOS DOBRANDO NUM TOQUE DE TRISTEZA, E AÍ FUI PERGUNTAR PARA A MINHA MÃE SE TODAS AS PESSOAS MORRIAM, E ELA COM MUITO CUIDADO ME EXPLICOU, MAS NO FINAL CONFIRMOU, FIQUEI CHOCADA E CORRI PARA MEUS IRMÃOS PARA CONTAR , E ELES JA SABIAM, MAS QUE DESCOBERTA TRISTE, IMAGINE A MINHA MÃE IA MORRER , NA MINHA INFANTIL INGENUIDADE FIQUEI PERPLEXA.O AMOR POR ELA AUMENTAVA E O MEU MEDO TAMBEM E DÁI DESENVOLVI MINHA PRIMEIRA NEURA, NÃO DORMIA SEM VERIFICAR SE OS SAPATO DE TODOS IRMÃOS NÃO ESTAVAM DE CABEÇA PRA BAIXO , E SE TINHA ALGUM, EU DESVIRAVA..MINHA MÃE IA DORMIR EU CHEGAVA PERTO PRA VER SE ESTAVA RESPIRANDO..ISSO AOS 4 ANOS IMAGINE COM O TEMPO TUDO VAI SE ACUMULANDO..PARA MIM ELA FOI E SERÁ SEMPRE, A MELHOR MÃE DO MUNDO..MAS UMA COISA É CERTA ; FALAR DE MÃE É PENSAR NO IMPROVÁVEL, É ESCREVER COM TINTAS FORTEMENTE MARCADAS PELA DOÇURA, CANDURA, AFETO E AMOR.. FALAR DE MÃE É MORRER DE AMOR, RESSUCITAR NA POESIA,É SE PERDER NA RIMA , É VIVER EM ESTADO DE SUBLIMAÇÃO. E SENTIR A PRESENÇA DO AMOR QUE . ENSINOU QUE PRIMEIRO DE TUDO A GENTE DEVERIA REZAR, E ERA ASSIM; ' COM DEUS ME DEITO, COM DEUS ME LEVANTO, COM A GRAÇA DE DEUS E DO DIVINO ESPIRITO SANTO '...'...MINHA MÃE ME DEU O COLO PERMANENTE,E A EXTENSÃO . DA SUA GRANDEZA ESPIRITUAL ME ORIENTAM PARA REVERENCIA~LA ATÉ OS ULTIMOS DIAS DA MINHA VIDA ...

Raquel de Abreu Varalta
Enviado por Raquel de Abreu Varalta em 03/05/2021
Reeditado em 08/05/2021
Código do texto: T7247528
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.