' ' LAZINHA, UMA BABÁ MAIS QUE PERFEITA'

LAZINHA FOI A FORMA DE AMOR, MAIS PURA, MAIS DIFERENCiADA, MAIS VERDADEIRA, MAIS ESSÊNCIA QUE EU CONHECI.COMEÇOU COMO BABÁ QUANDO EU TINHA QUATRO ANOS..ELA ERA JOVEM ,E COM O TEMPO SE TORNOU A NOSSA IRMÃ MAIS VELHA, TINHA DIFICULDADE NA FALA, MAS A COMUNICAÇÃO ERA PERFEITA,QUEM NÃO CONHECEU A LAZINHA NÃO CONHECEU PIRATININGA, A LAZINHA FOI O MAIOR PATRIMONIO DE AMOR DA NOSSA CIDADE.ELA ADORAVA LEVAR A GENTE NA BANDA, GOSTAVA DE PASSEAR A TARDE ELA SAIA PARA ANDAR E DETALHE A ROUPA TODA COMBINANDO , SE A ROUPA FOSSE AMARELA O SAPATO AS PULSEIRAS E AS BIJUTERIAS DA MESMA COR. TODO VELÓORIO QUE TINHA ELA IA, FESTA ESTAVA LA. UMA VEZ VEIO O GOVERNADOR DO ESTADO ERA O PAULO EGIDIO E LÁ ESTAVA ELA NA CASA QUE ESTAVA RECEPCIONANDO, E ELA VEIO FELIZ PORQUE TIROU FOTO COM ELE. CARNAVAL ELA IA LEVAR AS CRIANÇAS QUE JÁ NÃO ERAMOS NÓS MAS MEUS SOBRINHOS PULAVA MAIS QUE TODO MUNDO E GANHOU DE FOLIONA. ELA ERA AMADA POR TODO MUNDO APESAR DE INGENUA. A CIDADE INTEIRA RESPEITAVA E GOSTAVA MUITO DO SEU JEITO INFANTIL DE SER.COM O TEMPO MINHA MÃE AJUSTOU UMA PESSOA PARA AJUDAR ELA NO TRABALHO. MAS ELA TINHA UM CIUMES , PORQUE ALI ERA ELA QUE MANDAVA. ANTES DE IR PARA ESCOLA A MINHA TURMA PASSAVA EM CASA E EU CONVIDAVA PARA TOMAR CAFÉ, ELA ESCONDIA TUDO QUE TINHA DE GOSTOSO E FALAVA É DO MOTOR ABREU E DA NADITA ELA QUERIA DIZER , NO CASO MEUS PAIS.DOUTOR ABREU E ANITA. ELA CHEGAVA DA RUA CONTANDO TUDO QUE ACONTECEU E SAIA DE CASA CONTAVA PRA TODO MUNDO , QUEM BRIGOU COM QUEM , 9 IRMÃOS 1O COM ELA , BRIGA NÃO FALTAVA. SE APAIXONOU PELO JOÃO QUE TRABALHAVA NA CASA PRIMAVERA, QUE INFILIZSMENTE, NOS DEIXOU NOS DEIXOU TÃO CEDO. TODA HORA ELA VINHA PERGUNTAR SE TINHA QUE COMPRAR ALGUMA COISA E QUANDO, E QUANDO TINHA SAIA SALTITANTE , MAS ANTES SE EMPETECAVA PARA SAIR. E VINHA FELIZ DA VIDA, UM DIA ELA FOI VER O JOÃO, MINHA MÃE ESTAVA COM A PANELA DE FEIJÃO NO FOGO, FAZENDO O ALMOÇO, A LAZINHA VEIO BRAVA, DEU UM BICUDO NA PORTINHA. . PORQUE ELE ESTAVA CONVERSANDO COM UMA MOÇA, MAS MINHA MÃE PERTO FOGÃO ASSUSTOU,MINHA MÃE FALOU QUE É ISSO LAZINHA? E A LAZINHA; VOU ARRUMAR OUTRO NAMORADO , O JOÃO VAI VER, MAS A MOÇA É FEIA, EU FALEI É ISSO LAZINHA NÃO LIGA NÃO, NAMORA OUTRO E PRONTO,, MAS FIQUEI COM TANTA PENA DELA , ELA VEIO TÃO IRADA PORQUE ELA ESTAVA SOFRENDO, E ELA SEMPRE TÃO FELIZ, NA INGENUIDADE DELA ELA ACHOU QUE IA CASAR,ELA TINA O GUARDA ROUPA CHEIO DE ENCHOVAL TUDO O QUE VOCE PODIA E IMAGINAR, SENTI VONTADE DE CHORAR E ELA ERA TÃO FRAGIL..TINHA SONHOS , MAS TAMBEM ACHO QUE É POR ISSO QUE ELA VIVEU BASTANTE ELA SEMPRE ESTAVA SONHANDO. QUANDO QUEBROU O FEMUR ENTRAMOS EM PANICO , JÁ MAGRINHA E ELA TINHA A MUITO TEMPO DOENÇA DE CHAGAS. PASSOU PELA CIRURGIA E TEVE UMA RECUPERAÇÃO MARAVILHOSA PORQUE NÃO TINHA NOÇÃO DA GRAVIDADE ..DEPOIS O DIFICIL É QUE MELHOROU DA CIRURGIA QUERIA PULAR NA BANDA, FALAVA QUE A PERNA ESTAVA BOA MAS E O MEDO/? DA GENTE.E QUANDO EU IA TROCAR ELA , ELA FALAVA ESSA NÃO TINHA QUE SER A CAMISOLA ROSA A MEIA ROSA , ELA TINHA UMA NOÇÃO QUE POUCAS PESSOAS TEM.E O QUE MAIS ADMIRAVA NELA ERA CREMES E PERFUMES , NUNCNA ELA ESTAVA CHEIRANDO SUOR, SEMPRE IMPECAVEL, E QUANDO ELA QUEBROU O FEMUR E LA RECEBEU VISITA DAS SENHORAS DO ASILO E TÃO ATENCIOSAS VIERAM FAZER A VISITA , E DÁI FOMOS PREPARAR UM CAFE BOLACHINHAS FICAMOS EMOCIONADOS COM A TENÇÃO E A GENTE CONVERSANDO A LAZINHA PEGOU UM JORNAL E FINGIA QUE LIA E O DETALHE O JORNAL ESTAVA DE PONTA CABEÇA, E ELA FINGIU QUE LIA O TEMPO INTEIRO DA VISITA , E A GENTE PROCURANDO CONVERSAR PRA DISFARÇAR A INDELICADESA DELA. DEPOIS QUE SAÍRAM´´ O MEU PAI CHEGOU E FALOU, COMO É QUE VOCE TRATA AS VISITAS DESSE JEITO?.. ELA FALOU-; MOTOR TUDO POBRE..ELA TINHA UMA NOÇÃO DE QUE ELA ERA RICA..ASSIM COMO ANO NOVO, 4 HS DA MANHÃ É CEDO PRA DORMIR E AQUI NA MINHA CIDADE A CRIANÇADA SAI DE MANHÃ PARA PEDIR O FELIZ ANO NOVO, E TODO MUNDO DORMIU QUANDO AS CRIANÇAS VIERAM .. ELA SAIU BRAVA E FALAVA; AQUI NÃO TEM NADA , MOTOR ABREU ESTA DORMINDO, TUDO VAGABUNDO, VAI TRABAIÁ..AH TEM DÓ.TUDO VAGABUNDO...ELA NÃO ENTENDIA , CADA VEZ QUE A GENTE IA DAR PÃO OU COMIDA PARA ALGUM PEDINTE ELA ACHAVA QUE SE ELA TRABALHAVA OS OUTROS TINHAM QUE TRBALHAR,.QUANDO ERA DIA DE FESTA TODO MUNDO REUNIA NA CASA DE MEU PAI,E TERMINAVA A FESTA SOBRAVA MUITA COISA CADA UM LEVAVA UM PRATO DE ALGUMA CASA, MAIS NÃO TINHA DUVIDA ELA IA NA CASA DE UM POR UM BUSCAR TIJELA OU PRATO DIZIA QUE A NADITA TINHA MANDADO, ERA TUDO ONDA DELA,ELA QUE MADRUGAVA PARA PEDIR DE VOLTA..ELA TINHA AS CONVICÇÕES DELA DE QUE ELA DIRIGIA A CASA E PONTO.A LAZINHA É DAQUELAS PESSOAS QUE O MUNDO ESTA PRECISANDO, TIRANDO A IMPLICANCIA COM OS MENOS FAVORECIDOS ELA ERA PERFEITA,ELA COMEÇOU COMO BABÁ E VIROU UMA IRMÃ, UMA PESSOA MUITO ESPECIAL NAS NOSSAS VIDAS, COM CARISMA, COM CARINHO E AFETO , ELA FOI UMA IRMÃ MUITO MAIS QUE PERFEITA.TEM PESSOAS QUE ACONTECEM NA VIDA DA GENTE, PARA NOS ENSINAR A SERMOS MELHORES.COMO DIZIA MEU PAI ' DEUS ESCREVE DIREITO POR LINHAS TORTAS1.. ELA FOI A ESCRITA MAIS LINDA, DA NOSSA VIDA, , DANDO EXEMPLO DE AMOR PARA TODAS AS PESSOAS. TEM AQUELA POESIA '..QUEM PASSOU PELA VIDA EM BRANCAS NUVENS E EM PLÁCIDO SILENCIO ADORMECEU FOI ESPECTRO DE HOMEM , NÃO FOI HOMEM, SÓ PASSOU PELA VIDA E NÃO VIVEU'....

Raquel de Abreu Varalta
Enviado por Raquel de Abreu Varalta em 12/05/2021
Código do texto: T7254155
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.