QUEM É A SUA PRIORIDADE?

Durante vários anos ouvi que a prioridade mulher era casar, ter filhos e esperar os netos chegar. Era a visão da época em que nasci, e ela veio mudando muito com o passar dos anos.

Quando minha mãe fez 40 anos a vi chorar e sentir que a vida havia se acabado. Cortou curto os cabelos e os brancos se apoderaram.

Pouco tempo depois a mulher começou invadir a TV e as revistas com uma reposta até indecente para muitos. Diziam Que a mulher não havia morrido aos 40.

Vi minha mãe ir ao salão e pintar os cabelos. Levantar a tristeza cinza e recomeçar.

Aos poucos fui vendo as mulheres tirar carteira com mais frequência. Nessa época apenas uma vizinha nossa tinha. E era muito criticada.

Isso foi mudando os poucos, mas com uma frequência rotineira entre as conhecidas. Dirigir não era mais para os homens. Afinal eles Quem sabiam tudo de trânsito e não tinham medo de encarar a cidade grande.

A prioridade nunca deixou de ser o cuidar dos seus, mas passou a incluir a si mesma.

Os salões foram se multiplicando pelos bairros. Eram mais em casas, porque a mulher não ficava exposta.

As tintas começaram a colorir cabeças nunca antes imaginada. Cortes curtos, batidos e brilhantes foram se tornando o comum.

Os filhos foram vendo suas mães modernizar e também incentivaram suas esposas a mudanças.

A prioridade foi sendo importante para ela. Olhar no espelho, querer mais e algumas foram ainda mais longe. Voltaram ao banco da escola.

A faculdade que era aquela coisa linda de ver na TV chegou dentro de casa. O que antes era única escolha como fazer 18 anos parar de estudar e casar mudou um pouco.

Parar de estudar já não era mais o que atraia, ela passou a querer mais de si mesma. Exigir mais de si mesma e venceu. Vi uma perder o marido pelo estudo e ganhar a vida melhor. Vi outras ir a faculdade com o marido se esforçando para a ver realizar e ganharam todos com isso.

Com toda essa novidade a mulher não deixou de cuidar dos seus e de si mesma. Sua prioridade não é mais apenas se casar e ter filhos e ai o fim chega com os netos. Ela hoje se enxerga além dos fios brancos, dos filhos que se foram.

Hoje ela sabe sonhar depois dos 60, sabe planejar depois dos 70 e aproveita muito ainda quando os oitenta brota.

Qual a sua prioridade? Apenas ficar com medo de não dar conta? Segurar alguém do seu lado apenas pelo fato de não saber administrar a vida sem alguém te dar ordens o dia todo.

Como tem aproveitado essa nova mulher que nasce em nós sempre que adversidade chega? Ou você é desse novo tempo que nem imagina como era a vida antes da chamada liberdade?

A mulher hoje não entende, nem imagina como era antes. Porém, posso dizer de cadeira que as conquistas eram deliciosas. Mesmo que em gotas terapêutica. Sabíamos aproveitar, viver e dividir cada uma delas. Não precisava gritar que chegaram, nem ser igual a ninguém. Era nossa história nascendo e se espalhado.

Se hoje você nem se imagina nisso é porque aguem abriu o caminho para você passar. E provavelmente sua avó ou mãe estiveram nessa caminhada de conquistas.

Até a próxima...

Leticia Carrijo
Enviado por Leticia Carrijo em 13/05/2021
Código do texto: T7254368
Classificação de conteúdo: seguro