Crônica do Mau (do Mauricio): Um "post", uma explosão!

Um post, uma explosão!

Uma vez (faz um bom tempo) eu fiz um "post" no facebook, na verdade, compartilhei, pois não era de minha autoria.

E olha, nem era assim algo polêmico!

Não era algo assim tão controverso.

Não tinha a ver com política, raça, cor, credo ou opção sexual ou nenhum assunto complexo daqueles que geram sempre discussão e separatismo ou polaridade de opiniões.

Era uma piada. Mostrando um cachorrinho que fez bagunça, comeu os biscoitos e estava com aquela carinha fofa e danadinha de arrependimento. Piada somente!

E o dono da foto colocou um papel na cabeça do cachorro, que dizia: "sou ladrão, sou vacilão".

Piada somente!

Coisas que hoje em dia vendo os "tik tok" da vida é fichinha...

Até aí, tudo bem!

99% por cento das pessoas curtiram, riram...

Principalmente quem me conhece bem, que sabem que tenho muito humor, adoro humor e adoro alegrar as pessoas!

Mas há pessoas que perderam o humor!

Se tornaram chatas, ácidas, tristes, sem humor. Tudo em nome de uma hipocrisia chamada "politicamente correto!".

E uma pessoa veio em cima de mim como dizemos na gíria, "com uma voadora no teto".

Suas palavras não só foram de crítica e reprovação, mas visava me ofender, me rebaixar...

Alguém ter opinião diversa da minha é ok!

Não concordar, é ok!

Até emitir uma opinião contrária a título de argumentação sadia, ok!

Mas a partir do momento que a intenção dela era ofender, ela perdeu a razão e nem merecia mais uma resposta adequada minha!

Nem respondi!

Nem me dignei a ficar nervoso! Chateado? Não mais...

Já fiquei, confesso. Hoje, não mais!

Apaguei a resposta dela!

Cancelei a amizade no facebook!

E a bloqueei!

Por que tive a certeza que a partir dali nunca seríamos amigos!

De novo, não pela opinião adversa, mas pela ofensa!

Pela crítica e julgamento sem ao menos me conhecer!

Ela tinha me adicionado há pouco tempo, nem fui eu que pedi a amizade!

Não me conhecia pessoalmente, óbvio!

E muito menos minha história de vida, minha caminhada!

Só viu as cachaças que tomei, não os tombos (risos).

Sabia pouquíssimo de mim. Só o que ela podia imaginar pelas minhas postagens! Só isso ela tinha de informação sobre mim!

E o que eu permito compartilhar no meu perfil pessoal! Só isso!

Ela resolveu me seguir e depois pedir amizade por ver textos (de minha autoria ou não) com temas edificantes, para reflexão, ora temas espirituais, ora filosóficos, ora de autoajuda, ora de psicologia ou psicanálise.

E sem me conhecer, ela fez uma imagem de mim na cabeça dela!

Como não correspondi totalmente à imaginação dela, ela se decepcionou!

Não fui eu que a decepcionou fazendo algo deliberadamente!

Ela criou expectativas e se decepcionou sozinha.

Ela dizia algo assim: como fazer um post desse com animais??? (juro que até hoje não entendi o que ela viu de mal na piada. O que feria dignidade e o respeito pelos animais. Juro! Até hoje não entendi, mas enfim, vida que segue).

E ela continuava na sua raiva interior, "espumando" (eu sentia o ódio saltando na veia da testa dela): "Justo você, Mauricio, que posta tanta coisa boa, bonita..."

"Justo você que é um buscador espiritual... estuda tanta coisa no assunto!"

"Justo você que segue o Prem Baba..."

Como fazer algo assim?

Ela dava vazão ao seu inconformismo!

Mas era só uma piada, primeiro de tudo!

E o que tem a ver eu ser um ser que busca evoluir pela espiritualidade?

Isso me faz santo? Perfeito?

Eu nunca me posicionei como perfeito. Aliás, estou muito longe disso! Muito longe!

Sou simplesmente humano!

Estou humano, pelo menos!

E imperfeito! Cheio de erros!

E faço coisas comuns como todos. Boas ou ruins!

E bom ou ruim, certo ou errado é algo variável! Relativo!

Tudo depende!

Não, não tenho esse "ego espiritual" para me considerar mais evoluído que alguém, por ter estudado o que for, frequentado alguma escola mística filosófica!

Ao contrário, sei e sinto que sou um humilde neófito!

Um estudante eterno!

Que busca evoluir? Sim, claro!

Talvez eu tenha necessidade de buscar escolas filosóficas, místicas, iniciáticas por justamente eu não ser tão evoluído!

Talvez eu precise muito!

E sei que o que escrevo, posto, não é para os outros somente!

É para mim mesmo!

Para que eu possa refletir...

Pois nem tudo que lemos, produz de imediato um conhecimento!

Muitas vezes precisamos "digerir", trabalhar aquela ideia ou conceito em nós!

Quem se identifica, ótimo!

Quem não se identifica, também está ok!

Pois cada um tem uma perspectiva!

O mais redundante das palavras dela é que ela defendia esse "status" espiritual e estava me criticando! Julgando! Ofendendo!

Apontando em mim coisas que ela faz e provavelmente a irrita!

É a tal da projeção!

A Lei do Espelho!

O que ela via e se irritava em mim era aspectos iguais dela que ela não aceitava ou lidava bem!

Não lembro o nome da pessoa...

Nem sei quem ela era... o que fazia, pensava!

A gente não tinha uma conexão!

Ela por exemplo não lia os meus textos. Não curtia! Não comentava!

Tanta coisa boa que posto ou escrevo e ela vem pegar num pequeno aspecto!

Isso prova que ela dá mais valor ao negativo do que o positivo!

E usa aquilo para me classificar, rotular...

Por isso que (graças a todo universo) que perdi a esperança vã, infantil e leviana de querer agradar a todos.

Você faz 99% de coisas boas, e pessoas vão te massacrar por um por cento!

Não, não sou perfeito!

Sou culto, inteligência acima da média, escrevo e falo bem, me expresso bem, escrevo poesias, contos, sonetos, crônicas e ensaios...

Sou músico!

Sou sim um buscador!

Que visa evoluir mental, racional e espiritualmente!

Mas nada disso exatamente me define.

Nem a minha visão ou a opinião dos outros!

A opinião dos outros não é minha consciência das coisas.

Então não me ofende mais

Não me provoca raiva!

Não me provoca reações explosivas!

Olho para aquilo e deixo estar!

Nem entro em embate! Não mais!

E vida que segue...

Não é porque sou um buscador espiritual que tenho que aceitar tudo! Concordar com tudo! Não mesmo...

Tenho direito a não aceitação ...

Devo sim, respeitar todas as opiniões, visões e gostos!

Respeito gera respeito!

A pessoa não me respeito!

Não por não concordar!

Mas por me ofender, e tentar mudar minha cabeça à força!

Para eu me encaixar no padrão dela...

Sinto muito!

Não sou tudo o que pareço ser, como também não pareço tudo que sou.

E quem não aceita meu lado negativo, de sombra, meus erros, quem não respeita o que sou eu não desejo ter perto de mim! Não mais!

Simples assim!

Como uma amiga um dia me disse: "quem não aceita meu pior, não merece o meu melhor!"

E na reflexão final da história, eu olhei para o "post" daquele ser humano e pensei: tudo isso por causa de um cachorrinho, de uma piada?

A vida é muito mais que isso!

Para termos tanta intolerância e conflitos...

É um sopro...

E continuo me perguntando:

Para que essas brigas?

Para que essa guerra?

Tudo isso por causa de um time? De um jogador?

Tudo isso por causa de política? Ou políticos?

De convicção religiosa?

De uma percepção qualquer?

E no final, a gente acaba perdendo muito tempo com tudo isso... que não importa!

Que tal valorizarmos o que realmente é importante?

A nossa vida!

Nosso bem estar!

Nossa paz e harmonia!

Nossa família!

As pouquíssimas e valorosas amizades?

Que tal?

- Mauricio Franchi (Veeresh Das)