EVA, A QUERIDA E INESQUECÍVEL ESTRELA DA TV

O Brasil se despediu da graciosa atriz Eva Wilma, uma das pioneiras da TV brasileira, que nasceu a 14 de dezembro de 1933, em São Paulo. A jovem, dedicou seu talento à arte cênica e sua carreira artística tomou forma em 1953, aos 20 anos. Em 1955 casou-se com o ator John Herbert. Mas, três meses depois do início dos ensaios do Ballet do IV Centenário de São Paulo, “Vivinha” foi convidada para trabalhar como atriz no Teatro de Arena. Paralelamente, um segundo convite, desta vez para ser estrela do programa Alô Doçura, da TV Tupi.

Alô Doçura, de Cassiano Gabus Mendes, foi um marco na TV brasileira. O seriado ficou dez anos no ar. Eva dividia a atração com John Herbert – o casal mais badalado da TV, na época. A atriz foi a grande estrela da TV Tupi.

Durante os anos 1970, protagonizou novelas de impacto, muitas delas escritas por Ivani Ribeiro, como Meu Pé de Laranja Lima (1971) e a primeira versão de Mulheres de Areia (1973), no qual interpretava as irmãs gêmeas Ruth e Raquel. “O resultado das gêmeas era surpreendente, mesmo sem os recursos de hoje. Os fãs faziam excursão para acompanhar as gravações na praia, em Itanhaém, litoral de São Paulo”. Nesta novela, contracenou com Carlos Zara, com quem se casaria poucos anos depois. Os dois ficaram juntos de 1979 até 2002, quando o ator morreu.

Na época da exibição de Mulheres de Areia, eu tinha 12 anos em 73, lembro dessa novela em preto e branco e até sugeri à minha mãe que batizasse minha irmã com o nome de Eva Wilma, no que fui atendido. Tem artistas, atrizes e cantoras que marcam a memória da gente, para mim, a atriz Eva permaneceu sempre jovial, como uma tia querida, uma madrinha, uma fada...

Com o fechamento da TV Tupi, em 1980, ela foi contratada pela Globo, e seu lado cômico veio à tona em uma série de divertidas personagens. A estreia foi em Plumas e Paetês, atuou em Ciranda de Pedra, depois veio Sassaricando; O Rei do Gado; A Indomada, onde “Oxente, my God!” e “Tudo all right” – conquistaram o público e eram repetidas nas ruas. Eva Wilma foi a Dra. Martha do seriado Mulher (1998/1999).

Uma de suas vilãs entram em cena na novela Começar de Novo em 2004. Em 2011, Wilma viveu Íris, em Fina Estampa. Mais de uma década depois, em 2015, a atriz também deu à Dona Fábia um tom de loucura, na novela Verdades Secretas, de Walcyr Carrasco. Alcoólatra, amargurada e aproveitadora. “Vivinha” se imortalizou como atriz em mais de vinte filmes, e nos deixou a 15 de maio, aos 87 anos, mas não foi vítima do covid.

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 18/05/2021
Código do texto: T7258377
Classificação de conteúdo: seguro