Uma Questão de Prioridade!

Desde muito cedo, quando ainda uma menina na casa dos meus pais, fui ensinada acerca da importância e do valor da hospitalidade. Por esta razão não ofereci nenhuma resistência naquela tarde ao recebermos em nossa casa aquele Galileu que escolheu permanecer conosco quando da sua passagem por nossa aldeia.

Tenho em minha mente a afirmativa de que no passado o patriarca Abraão hospedou em sua tenda três ilustres desconhecidos que representavam a presença de Yahweh. Abraão não sabia disso, mas naquele dia ele estava hospedando anjos em sua tenda.

A nossa história relata que Yahweh visitou Abraão para  declarar bênçãos para o nosso povo mas, também para punir as cidades de Sodoma e Gomorra que intentaram ameaçar Ló e sua família. A destruição daquelas cidades foi a manifestação do juízo divino contra as atrocidades morais cometidas por seus habitantes.

Nossa família estava reduzida a apenas três pessoas: meu irmão Lázaro, minha irmã Maria e eu. Nossa mãe já partira para a Eternidade e se encontrava no seio de Abraão conforme o entendimento da nossa religião e da nossa cultura, e o meu pai...bem, o meu pai contraíra a lepra e por isso precisava viver recluso, distante da família e da sociedade.

Por causa disso a nossa casa passou a ser conhecida como a casa de Simão, o leproso; e também por causa disso, não recebíamos muitos visitantes. Aquela era uma ocasião memorável para nós, pois um ilustre desconhecido condescendera em se hospedar conosco e isto, por si só já era motivo de uma celebração.

Mal sabia eu que aquele episódio mudaria completamente a minha vida. Mal sabia eu que, à semelhança do que ocorrera com o patriarca Abraão, nós estávamos recebendo debaixo do nosso teto, naquele dia, o próprio Yahweh representado na pessoa daquele galileu.

Eu não sabia disso, mas de uma coisa eu sabia: a prática da hospitalidade foi-nos ensinada por mamãe e, para sermos obedientes à Lei de Moisés eu precisaria fazer o melhor para que o nosso hóspede se sentisse muito bem entre nós.

No entanto, algo me incomodou. Enquanto eu corria de um lado e de outro para oferecer ao hóspede o nosso melhor, a minha irmã simplesmente me deixou atarefada com os afazeres domésticos e, sentada ao lado de Jesus conversava e ouvia os ensinamentos dele. Ela estava embevecida e parecia paralisada diante do que estava ouvindo.

Você nunca passou por isso?

Tantas coisas para serem feitas e você se descobre super atarefado enquanto outros que deveriam também se envolver com as mesmas tarefas parecem não se preocupar com absolutamente nada ao seu redor!

Bem, hoje eu penso que tudo na vida deve seguir uma ordem de prioridades estabelecidas intencional e individualmente por cada um de nós. A grande lição para mim aconteceu exatamente naquele dia. Nem bem acabara de pedir ao Mestre que chamasse a atenção da minha irmã para as suas obrigações domésticas, e Jesus me disse:

*"Marta, você está preocupada com muitas coisas, porém, uma só é necessária, e Maria escolheu a melhor parte."*

Eu quis até argumentar com ele acerca disso, mas a maneira como ele se dirigira a mim deixou-me completamente desconcertada.

Eu poderia dizer que se não tivesse a ajuda da minha irmã o jantar demoraria a ser servido. Eu também poderia argumentar dizendo que enquanto eu preparava o necessário na cozinha, a minha irmã poderia pelo menos organizar a sala de estar, colocar a mesa e tudo o mais.

No entanto, naquele dia eu fui conduzida pelo Mestre a ter uma melhor percepção das situações e circunstâncias que enfrentamos na vida, e de como priorizar seletivamente a atenção e o esforço para a tomada de decisões.

Aprendi que não vale a pena dispender todo esforço para deixar ou, pelo menos tentar deixar as coisas materiais na mais perfeita ordem e, por causa disso, perder oportunidades de colocar em ordem o meu interior, a minha vida emocional e a minha vida espiritual.

Mal sabia eu que iria precisar, desesperadamente, desse aprendizado e desse equilíbrio emocional alguns meses depois. Na verdade, o Mestre estava me preparando para o futuro que nem estava tão distante assim, no dia em que meu irmão Lázaro morreu.

Sim. A vida nos surpreende com situações inesperadas e se não estivermos alicerçados na confiança inabalável de que Jesus jamais nos abandonará à própria sorte, seremos tragados pelas circunstâncias e poderemos sucumbir a elas.

Até hoje, agradeço o ensinamento do Mestre que, usando a predisposição da minha própria irmã como exemplo a ser seguido, me disse com voz absolutamente terna: "Maria escolheu a melhor parte, e isto não será tirado dela."

Não há dúvida! O conhecimento de Jesus precisa ser a nossa prioridade. A respeito de si mesmo disse Ele ser o Caminho, a Verdade e a Vida, portanto, qualquer atalho escolhido para buscar a Deus só nos levará para mais distante dEle.

Como o futuro viria a cantar, *"o melhor lugar do mundo, é aos pés do Salvador!"*

A minha pergunta para você que leu este pequeno recorte da minha experiência é: JESUS tem sido prioridade na sua vida?

Pr. Oniel Prado

Outono de 2021

23/05/2021

Brasília, DF

Oniel Prado
Enviado por Oniel Prado em 23/05/2021
Reeditado em 25/10/2021
Código do texto: T7262100
Classificação de conteúdo: seguro