"Gazeteiros honestos"

Gazeteiros honestos...
As ações boas e mais estimáveis são ocultas Pascal

Naquele tempo, era pecado a leitura das historinhas em quadrinhos,em detrimento dos grandes clássicos da Literatura como é o caso dos "Os Lusiadas" onde o alunado com facies bovina ficava perplexo ante o Prof. Leonidas Lorentz que culminava a leitura, impostando sua voz de tenorino,desabafava;"É maravilhoso!" Restava à nós a risada de quem nada entendia...
Estávamos no ano de 1962 e cursávamos o terceiro ano ginasial do Colégio Pedro II.
Por que cito as historias de quadrinhos?Existia a figura do "Seu Miguel" o caça gazeteiros que atormentava os personagens Bolinha e Luluzinha que faziam trabalhos para a prof,Dona Marocas e dessa forma,metia-se em grande complicações.Tínhamos o nosso "Seu Miguel" na pessoa do Seu Oscar,porem ,numa versão simpática e amiga .Numa bela tarde,eu e o colega Adil resolvemos "matar" a aula de Educação Física e partimos para uma visita ao saudoso Museu Nacional.Era uma boa caminhada o trajeto da Seção Tijuca do Pedro II ate o histórico prédio.Ao aproximarmos,verificamos que u'a maquina de terraplanagem estava tombada e percebia-se enorme cratera provocada pelo acidente.A curiosidade juvenil desviou nosso foco e nos aproximamos do local e qual não foi a surpresa ao testemunharmos a descoberta de uma passagem desconhecida,subterrânea,ornada em afrescos do período neo clássico em toda sua extensão.
Com o devido aval do administrador do Museu Nacional,descemos e admiramos a construção de grande beleza,porem num calor insuportável. Ao subirmos de volta,aguardava-nos um repórter do Diário Carioca que nos fotografou assinando no livro dos Anais do Museu Nacional.Aquele corredor teria sido uma secreta passagem onde Dom Pedro I ia ter com a amada Marquesa de Santos!
Este episodio em nossa vida estudantil permanece até hoje em nossa mente,quando uma "simples gazeta" viabilizou experiência tão gratificante!