VERDADES

VERDADES

25mai21

Quantas verdades existem? Depende da bússola de cada um. Hoje engatinhamos por caminhos novos na comunicação que se dá através das mídias sociais que pela internet desconhece distância e tempo. Há vinte anos atrás, pouco mais pouco menos, as notícias nos eram passadas pelos jornais (com a defasagem de tempo entre o fato e a venda do jornal), televisão (que também necessitava de um tempo entre o fato, a edição e a divulgação), o rádio (mais ágil e que transmitia os fatos na chegada, checada e as vezes “xecada” (paga) do repórter) e por último o fofoqueiro, que sempre começava a sua narrativa com um “me disseram” ou “você soube” nem sempre com a devida fidedignidade ao fato e mesmo, independentemente de sua existência ou não. Este último difusor de notícias, talvez por preservar a origem da comunicação, é aquele que prevalece nesta nova forma de comunicação. Os grandes veículos de comunicação deixaram de lado a ética e passaram a ser meros fofoqueiros e a seriedade e credibilidade que lhes conferiam fartos e volumosos contratos e expectadores, hoje já não existem e quando existem têm cor própria. Neste ponto faço uma reflexão e me pergunto será que não foi sempre assim? Será que não fomos sempre enganados? E concluo que sim, ou por uma ação infame, mas inteligente por parte deles, ou por um total descaso de nossa parte, ou ainda por ambos. A inteligência foi substituída por uma fábrica de notícias por encomenda com “verdades” coloridas.

A mídia virtual hoje possibilita uma “plantação” de notícias tanto pela abrangência quanto pela rapidez e realidade ou irrealidade convivem ao mesmo tempo e lugar, exigindo de nós um engajamento com a busca da verdade através de uma colheita minuciosa e apurada muito parecida com a procura de ouro ou diamantes na bateia. E este engajamento é que nos faz evoluir e perseguir o que é verdadeiro e único, pois a verdade é a agulha da nossa bussola que sempre indica o nosso norte.

Geraldo Cerqueira

Geraldo Cerqueira
Enviado por Geraldo Cerqueira em 27/05/2021
Código do texto: T7265365
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.