COMO RESPEITAR ALGO? EXEMPLO/TEMPO.

O tempo escoa, tudo muda, aos poucos se percebe nosso tempo na autofagia do tempo se esgotando. O costume se acostuma consolidado nas inevitáveis mudanças. Sábio o tempo, por isso se consagrou como o senhor da razão.

A juventude faz a reforma dos hábitos, intima o sangue a fazer a reviravolta sem permitir estacionamentos de condutas. E fica sendo sido; história. Tudo é novo para quem chegou ao poente, mas um novo sem acesso. Um acesso que não mais seduz ou empolga, inebria, antes causa surpresa, e mesmo riso. Uma revolução sem guerreiros ou soldados, nota-se um mutismo de quem foi e sabe um pouco da vida. É a mordaça da impotência. O saber que nada conquistado em ideia resolveu algo.

O mais difícil é saber que a mudança mudou pouco para melhor. O que consola é que é sempre assim, mudanças que não mudam; para melhor.

No mar das chegadas o incomum toma o palco arenoso e de certa forma movediço, e quer dominar o que a recusa natural rejeita. Violações, natureza, toda; de joelhos.

Dissipações dão o tom da movimentação das sociedades. O que era desrespeito agora é desrespeito desrespeitar. Os homens públicos se fecham em seus quintais, o público agora é privado, paróquia de interesses, não mais ao povo pertence, mudou de mãos.

Um vírus fragmenta a federação, não mais harmônicas e independentes as partes e suas competências comuns federativas, previstas sob coercibilidade e responsabilização no âmbito constitucional. Um Juiz é parte em processo investigatório e ao mesmo tempo julgador. Desmorana a justiça, o mais puro aliado ao mais belo segundo o notável Edmond Picard em “ O Direito Puro”.

Há uma convulsão social de despreparo onde o mínimo em respeito faz distância. Respeitar para ser respeitado de nada vale. Se esse é o sentido do meu respeito, sem o que não respeitaria, caminho na inversão dos valores. É filosófico. Respeita-se por princípio, civilidade, educação. Não respeito esperando respeito, se assim resultasse, meu respeito não seria respeitável, mas um respeito sem espontaneidade. Por si só já é um desrespeito em gênero.

O respeito é o eixo do convívio, para tanto existem normas, em todos os estamentos sociais, para serem respeitadas.

Quem as faz não respeita, legisladores, quem as administra não respeita, gestores, quem interprete e julga normas e suas violações não respeita, magistrados.

Como respeitar algo?

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 28/05/2021
Reeditado em 28/05/2021
Código do texto: T7266473
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.