Saiba o que você pode e o que você não pode controlar

Este é o ensinamento que uma filosofia de dois mil anos atrás se propôs a nos aconselhar. O filósofo em questão é Epicteto que viveu, entre os séculos I e II depois de Cristo, no período do Império Romano. Para Epicteto a felicidade e a liberdade dependia de como cada um de nós compreendia o seguinte princípio: "algumas coisas estão sob nosso controle e outras não". Para o filósofo, a tão almejada paz interior, a busca de uma vida tranquila e feliz depende de uma regra básica e fundamental: "aprender a distinguir entre o que podemos e o que não podemos controlar". Mas de que maneira Epicteto faz esta distinção sobre o que está sob o nosso controle e o que está fora de nosso controle? Tem haver com o estado de consciência e maturidade que cada indivíduo alcança. Em relação ao que está sob nosso controle envolve a nossa vida interior, portanto, nossa capacidade de fazer escolhas. Por exemplo, as opiniões que emitimos sobre nós mesmos e outras pessoas, as aspirações que desejamos realizar, as coisas que nos agradam ou não nos agradam estão diretamente dependente de nossas decisões e escolhas. Eu posso decidir sobre a opinião que vou dá sobre qualquer coisa ou sobre uma pessoa; posso decidir sobre o que eu almejo para mim; posso decidir entre comer algo que me agrada ou não; entre ficar em um ambiente social e tagarelar ou ficar em silêncio. Enfim, segundo Epicteto, no que diz respeito a vida interior de cada um de nós podemos deliberar ou decidir o que fazer. No entanto, diz o filósofo, outras coisas estão totalmente fora de nosso controle. E o que está fora do nosso controle se relaciona diretamente com a nossa vida externa. Aquilo que não depende de nós. Por exemplo, o tipo de corpo que temos (com saúde ou não/ se é belo ou não); a maneira como somos visto pelos outros; sobre a nossa posição na sociedade (os status atribuídos); as ações de um governante (mesmo em um Estado democrático o poder não está sob o controle do indivíduo); enfim, de acordo com Epicteto, tentar controlar ou querer mudar o que não podemos, uma vez que está fora do nosso controle, acaba por resultar em nossas vidas angústias e aflições. Portanto, diz o filósofo, "as coisas sob nosso poder estão naturalmente à nossa disposição, livre de qualquer restrição ou impedimento. As que não estão, porém, são frágeis, sujeitas a dependência ou determinadas pelos caprichos ou ações dos outros". Uma outra advertência muito importante que o filósofo insiste é a seguinte: "se você achar que tem domínio total sobre coisas que estão naturalmente fora do seu controle, ou se tentar assumir as questões de outros como se fossem suas, sua busca será distorcida e você se tornará uma pessoa frustrada, ansiosa e com tendência a criticar os outros" de forma inútil. Isso foi dito a dois mil anos atrás. O conselho do sábio Epicteto nunca foi tão atual e útil.

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 30/05/2021
Reeditado em 04/12/2022
Código do texto: T7267262
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.