JESUS, UM NOTÁVEL DEFENSOR DA EMPATIA

Você já sabe, mas não custa lembrar. Empatia é colocar-se no lugar do outro para ver como ele reagiria diante de determinada situação. É uma atitude civilizada, fundamental para que o respeito se estabeleça. A empatia tem tudo a ver com o exercício do direito e do dever. Nos tempos bíblicos, Jesus, pressentindo o caos social, tratou de dar a letra: "não faças ao outro o que não queres que se faça a ti". Sábio, o Mestre sempre foi um notável defensor da empatia. Mas ninguém quis saber de nada e o caldo entornou. E o mundo de hoje é um antro de pessoas egoístas e individualistas.

Aí veio a pandemia. E a sociedade individualista não conseguiu nem consegue manejar corretamente suas defesas contra o vírus. Todos sabem como se dá o contágio, mas, egoístas, são incapazes de evitar, porque as atitudes dependem da união de todos. Somente o cuidado de "um por todos e todos por um" é que poderá fornecer as ferramentas básicas do não-contágio: o uso de máscara, o distanciamento social e a observância rígida dos demais protocolos sanitários (que se referem basicamente à higiene pessoal: mãos e corpo).

Tudo está conectado. Nossas atitudes, não importa onde vivemos, repercutem em todo o universo. Isso significa que todas as ações que cometemos na individualidade refletem-se no coletivo. E numa situação de caos, como essa que estamos enfrentando-, os reflexos são ainda maiores. No caso do COVID19 OS REFLEXOS SÃO LETAIS. (E o pior é que muitos estão achando que a vacina, por si só, acabará com a pandemia. Estão vacinados? Os outros que se lixem)!

Vontade de sentar no chão e chorar.

É muito triste tudo isso. E pensar que tudo poderia ter outra feição. Mas, enfim, penso que a empatia é fundamental para que as conexões entre uns e outros sejam facilmente entendidas e estejam gravadas na razão e no coração de cada um.

Marli Soares Borges
Enviado por Marli Soares Borges em 30/05/2021
Código do texto: T7267801
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.