AMAZÔNIA FOR SALLE

AMAZÔNIA FOR SALLE

Nelson Marzullo Tangerini

A imbecilidade não tem limites. Seria redundante recordar, nesta crônica, as inúmeras e inumeráveis asneiras vomitadas pelo atual presidente do Brasil. Sem contar os inúmeros recortes em que o ditador homenageia Mussolini – a cavalo ou de moto. Desculpem-me os asnos, animais sensíveis e mais inteligentes do que idiota que pensa nos desgovernar.

As imbecilidades não ficam só restritas ao presidente. Um ex-ministro confunde Kafka com Kafta; outro, monta um cenário para homenagear um dos carrascos nazistas. Outro, faz um gesto supremacista fingindo ajeitar sua gravata. Outro? Um ex-ministro decreta guerra à China, acusando-a, sem provas, de ter criado a covid em laboratório, sugerindo que este país da Ásia seria responsável por uma guerra biológica.

Mais: um outro ministro, agora no balança mas não cai, declarou, de viva voz, ser a favor de que a boiada passasse em meio à pandemia, para que a floresta fosse, enfim, queimada e devastada.

A ignorância é tamanha, que um conhecido meu chegou ao ponto de dizer que este ministro, do meio ambiente, sr. For Salle, está sendo perseguido, injustamente, por comunistas e ecologistas xiitas.

Fui obrigado a rir, diante de tanta imbecilidade. Os bolsomínions ou são idiotas ou estão lucrando com as obscenidade do governo. Uma dúvida shakespeariana, com todo o respeito ao dramaturgo inglês.

Prometi para mim mesmo que não discutiria mais com essa caterva, mas não consigo ouvir essas vozes envenenadas que sustentam as bases do fascismo que renasce das cinzas, atropelando a História e vêm destruindo a Saúde, a Educação, a Cultura e o meio ambiente.

O cidadão acima disse-me ainda que os estrangeiros estariam de olho na Amazônia, quando sabemos que o perigo está dentro do Brasil. Enquanto o governo segue com esse mantra, alienador, o governo facilita a entrada de madeireiros e garimpeiros ilegais em terras indígenas e reservas florestais. E a extração de madeira continua a todo vapor.

E prossegue o cidadão com o discurso de que o agronegócio trará lucros para a nação. Em ritmo de boiada, em homenagem ao gado, diríamos que é “Conversa para boi dormir”, pois sabemos que os lucros ficarão com os ricos madeireiros e as ricas mineradoras, enquanto o pobre viverá eternamente à margem de uma sociedade que protege os magnatas que vêm lucrando absurdamente com a devastação.

Passando para outro bolsominion, vio-o classificar os professores de vagabundos e maconheiros - enfim, o mesmo discurso fascista já proferido pelo presidente e seu vice – aquele que já falara que ”os índios são preguiçosos e os negros são malandros”.

O escritor russo Ivan Turguêniev escreveu, em seu livro “Pais e filhos”, de 1862, que “niilista é o homem que não se curva diante de qualquer autoridade”. Principalmente, diante de um genocida que nega a diversidade humana, a ciência e promove as armas e os medicamentos que, já se sabe, com provas científicas, não curam a covid 19.

O fascismo devia ser criminalizado. Assim como o nazismo o é. Precisamos estar atentos e fortes, não temos tempo de temer a intimidação, as agressões verbais ou físicas e a morte. Temos de pôr o fascismo no banco dos réus. E isto é para ontem.

NMT.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 31/05/2021
Reeditado em 31/05/2021
Código do texto: T7268486
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.