LEMBRANÇAS QUASE ESQUECIDAS... 09h’8min. (Reminiscências).

Nestas quase oito décadas de vivência terrena é natural que, às vezes, lembranças aflorem em nossa alma, guardadas em seus “arquivos”...

Com destaque as décadas de 50, 60 e 70, era comum o encontro entre os jovens, em Congressos, com temas previamente elaborados, e com uma logística bem planejada: qual a cidade que sediaria o encontro, o número de participantes, e a questão da hospedagem, pois a grande maioria dos jovens não teria condições de pagar um hotel, e neste caso, haveria a hospedagem em lares de pessoas, ligadas a Doutrina Espírita. E isto sempre funcionava a contento.

Estamos nos lembrando de dois que participamos no tempo áureo de nossa juventude, um realizado em Londrina, e outro em Ponta Grossa.

Vamos nos ater somente ao primeiro, isto ocorreu no longínquo ano de 1958, Londrina, Norte do Paraná, que na época se destacava pelo plantio do café.

A viagem, naqueles idos tempos, era feita pela rodovia do Cerne, em média o percurso demorava um pouco mais de 12 horas, não havia asfalto, estrada precário, com destaque a poeira e “solavancos”, mas finalmente chegamos na próspera cidade. E, encaminhados para as respectivas residências, que nos dariam guarida, de modo bem fraternal e amigo, durante aqueles breves dias.

O casal que nos deu abrigo, ainda tinham incumbência de nos conduzir a atividade durante o dia e parte da noite.

As três palestras, realizadas no período da noite, foi numa praça de eventos com uma boa acústica, e excelente iluminação, com nitidez se ouvia a voz do palestrante da noite.

Foram três brilhantes palestras, até não sei se estou sendo fiel a sequência, a primeira foi de Newton Boechat *, na época no vigor de seus trinta anos, na segunda noite coube ao jovem orador, na época com tão somente 24 anos, Jacob Holsmann Netto*. O memorável ciclo de palestras, iria se encerrar com Divaldo Pereira Franco, que na época estava no vigor de seus 31 anos, que continua sendo até hoje um incansável palestrante, que teve sua agenda interrompida, em razão da pandemia.

Regressamos, alegres e contentes, é evidente que no meio destes jovens haveria amizades fraternas e amigas, que durante algum iriam gerar cartas, quem sabe até um “namoro” a distância, mas que com tempo iria “apagar”, em razão principalmente da distância, e com os compromissos da própria vida em si... 10h00min.

*Newton Lengrube Boechat, era funcionário público, nasceu em 25 de julho de 1928, em Apiacá, Espírito Santo. Faleceu em 22 de agosto de 1990, no Rio de Janeiro. Foi palestrante em muitas cidades do país e até no exterior. É autor de dois livros: Ide e Pregai e O Espírito da Insatisfação. Faleceu aos 62 anos.

*Jacob Holsmann Netto, nasceu em Ponta Grossa, em 28 de julho de 1934, faleceu em Curitiba, em 26 agosto de 1994, com apenas 60 anos. Foi um Juiz de muito destaque. Fez brilhantes palestras em muitas cidades brasileiras, e também no exterior. Em nossa cidade foi o idealizador da obra: Comunhão Espírita Cristã, que até hoje continua prestando relevantes serviços assistenciais. *Nomes e datas compilados da Wikipédia.

Quanto a Divaldo Pereira Franco, dispensa comentários. Ia até esquecendo, um dos nossos tios, - Vitor de saudosa memória – nos acompanhou, estava então com 33 anos.

Curitiba, 02 de junho de 2021 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmirzimerman

mensagensespiritas.site Walmor.zimerman@bol.combr

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 02/06/2021
Reeditado em 07/06/2021
Código do texto: T7269785
Classificação de conteúdo: seguro