Constatação

Quando você vai chegando a idade da experiência acumulada e se pega pensando no que realizou e se está pronto para ir, pronto para dar o próximo passo na sua existência, sempre tem mais alguma coisa para fazer.

Um dia desses pensei em tudo que já fiz e no meu comportamento frente aos desafios que a vida nos proporciona, e constatei que meu comportamento não é de uma pessoa da fase diclofenaco, dessas que já entregaram os pontos e querem passar a régua, cansadas e com aquele recheio de frustração mais amargo que o fel.

Ainda tenho dentro de mim, alguns monstros para matar e uma sede interminável para saber o que são e do que são feitas a coisas, uma curiosidade para decifrar mistérios e conhecimentos diversos sobre as montanhas de assuntos que ainda não vivi nem conheci.

Quando eu era criança, todo mundo fugia de mim, eu era uma metralhadora misturada com uma esponja dessas que não cansam e não cessam de absorver fluídos, assuntos diversos que nem eu mesmo compreendo, só sei que essa necessidade de aprender, me mantém vivo e ativo. Isso me faz pensar que talvez as pessoas mais experientes que são longevas, possuem essa necessidade dentro de si.

Estou casado há 37 anos e tivemos um casal de filhos que sempre acompanhamos em tudo. Procuramos dar um bom exemplo a ambos em todas as nossas funções de Pais, companheiros, parceiros, guias, motoristas e outras funções que não podem ser negligenciadas. Filhos precisam de apoio enquanto crescem e se desenvolvem, se você quer criar pessoas equilibradas, leve e busque seus filhos aonde eles forem, não deixe o mundo criá-los, crie você e sua esposa.

Meus filhos se casaram com pessoas tão boas quanto eles e só temos alegria e felicidade de saber que ambos estão preparados para tudo que o viver em sociedade exige. Estão formados e trabalham nas suas especialidades. Mas posso dizer com toda certeza que a parte financeira é uma consequência do embasamento, do conteúdo familiar que eles carregam dentro de si.

Devemos ser observadores da vida e dessa forma aplicar e transportar nossas experiências para as pessoas.

Hoje, depois que cumprimos nossa tarefa de criar, educar e preparar nossos filhos para o mundo, sabemos que o desdobramento desse amor será proporcionado também aos nossos netos, nossa futura descendência.

A minha constatação é que posso partir a qualquer momento, apesar de não querer e procurar atividades que complementem a minha sede de conhecimento. Creio que todo homem deve estar pronto quando chegar o grande momento. Estou pronto e desejo que você também esteja pronto (a) para não deixar pendências que não sejam de saudade.