OS DEDOS DE DEUS E DE ADÃO NÃO SE TOCAM

Confesso, não entendo nada de artes ou pinturas. No entanto, como um simples observador, tem uma pintura que sempre me chamou muito a atenção. A pintura a que me refiro é a famosa obra de Michelangelo no teto da Capela Sistina. Ainda não tive o prazer de vê-la de perto, só a conheço por revistas e televisão, mas a acho de uma criação singular, esplêndida.

Na famosa obra, o dedo de Deus está esticado ao máximo, mas o dedo de Adão está com as últimas falanges contraídas. Dizem que o sentido da arte é explicar que Deus sempre está lá, mas a decisão de buscá-lo é do homem. Se o homem quiser tocar em Deus, precisará esticar o dedo, mas não esticando, poderá passar uma vida inteira sem buscá-lo. A última falange do dedo de Adão contraída representa o livre arbítrio.

Na pintura, observa-se que são pouquíssimos centímetros para os dedos se tocarem, basta um leve esforço físico para acontecer. No entanto, penso eu, que esse esforço para lograr êxito, literalmente falando, deve preceder a um treinamento, a um exercício. Qual seria? Quem sabe a resposta pode estar no que bem falou o Papa Francisco: “Oração é diálogo com Deus”; e, em certo sentido, todas as criaturas “dialogam” com Deus. Mas no ser humano, a oração torna-se palavra, invocação, cântico, poesia... A Palavra divina fez-se carne e na carne de cada homem a palavra volta a Deus em forma de oração. Nenhum de nós nasce santo. As palavras nascem dos sentimentos, afirmou ainda Francisco, mas há também o caminho inverso, em que as palavras moldam os sentimentos. É por este motivo que a Sagrada Escritura nos ensina a rezar.

Disse o Papa, "Por favor, não cair na soberba de desprezar a oração vocal, é a oração dos simples, aquela que Jesus nos ensinou. Pai-Nosso, que estais nos céus...

As palavras que pronunciamos levam-nos pela mão; às vezes restituem o sabor, despertam até o mais adormecido dos corações; estimulam sentimentos dos quais tínhamos perdido a memória. E acima de tudo, de maneira segura, são as únicas que dirigem a Deus as perguntas que Ele quer ouvir. Jesus não nos deixou na névoa. Disse-nos: 'Eis como deveis rezar!'. E ensinou a oração do Pai-Nosso”.

Penso que aquele que praticar o que o Papa Francisco recomenda, com toda a certeza terá seu esforço recompensado e seus dedos tocarão aos dedos de DEUS!