O propósito das Escola de formação

A formação dos marinheiros é destinada a quatro Escolas de Aprendizes: em Recife, Fortaleza, Vitória e Florianópolis. Lá são ministradas todas as noções de como se portar num navio. O leitor deve se perguntar: Mas por que tudo isso?

Entre os ensinamentos (já como aprendizes) a marujada é ensinada pelos instrutores que a troca de serviços tem de ser autorizada pelo Oficial de Serviços (me lembro bem!). A maioria não cumpre, mas eu que estava a caminho de ser cabo, quando fui entender.

Foi num fim de tarde em que Miranda, companheiro de curso, veio procurar no alojamento alguém que pudesse tirar seu serviço, oferecendo dinheiro. O que não era permitido pelo regulamento. O Barbosa, um natalense boêmio, concordou. Foi ao rancho para jantar e, na hora determinada pela rotina, respondeu pelo Miranda. No momento em que foi pegar o fuzil assinou pelo companheiro e assumiu – lhe o serviço.

Qual não foi a surpresa no momento em que uma ambulância, chegou com um paciente atropelado em seu interior. Não demorou para que fosse descoberta a fraude. No mesmo instante, Barbosa foi posto a ferros. E, à medida em que se instaurou a sindicância, porque a família do defunto foi atrás da indenização. Como a Marinha provou em juízo o embuste, ganhou a causa. No entanto tudo isso não livrou o Barbosa da expulsão: a título de exemplo.

Moysés Severo
Enviado por Moysés Severo em 22/06/2021
Código do texto: T7284560
Classificação de conteúdo: seguro