Reflexão sobre o tempo

É muito comum ouvirmos canções se referirem ao tempo, dando-lhe certo louvor, exaltando-lhe a existência, colocando-o no ponto mais alto de toda a sublimada majestade.

É não raro viajarmos pelos versos dos mais diversos poemas, em que o tempo se desliza na doçura das entrelinhas das mais belas poesias, sendo exaltado e celebrado pela alma sublime do poeta.

Também podemos perceber a exaltação do tempo neste ou naquele estilo ou modalidade da arte, expressada nos movimentos dos traços da pintura de um quadro, na cadência melódica de uma sinfonia, nos detalhes sutis de uma escultura e assim por diante…

Na rotina coloquial, então...

A palavra “tempo” ganha significados dos mais diversos.

É o tempo referindo-se a uma jornada ou trajetória vivida, dividindo-o no famoso “antes” e “depois”.

É o tempo dos plantios e o das colheitas; a época certa para cada coisa e para todo lugar.

Durante o exercício do namoro, um dos namorados diz ao outro:

– … preciso dar um tempo!

É o tempo de cada verbo, dos mais fáceis e, também, dos mais difíceis de conjugação; estes últimos, tão cobrados pelos professores de português e de outras línguas…. Eh! Lembro-me bem!

Lembro-me de, quando criança, minha mãe dizia para mim e aos meus irmãos: – Não fiquem aí no tempo, vêm pra dentro! Tá frio aí fora! (Referindo-se ao clima, à temperatura)

E o serviço de meteorologia nos informa para hoje e amanhã: – Previsão de tempo chuvoso em toda a região de…

Ou se preferir: – Previsão para hoje e para amanhã: Tempo ensolarado em toda a região, com previsão de pancadas de chuva à tarde!

E assim se vão, e vamos nós, em relação a esse tão adorado e, ao mesmo tempo, tão desprezado tempo em nosso cotidiano.

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 24/06/2021
Reeditado em 24/06/2021
Código do texto: T7285801
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.