Contra a decepção

Você já percebeu como nos abate uma decepção?

Para entender isso precisamos primeiro perceber o que nos levou a esse estado doloroso.

Geralmente ocorre quando nossas expectativas são frustradas seja pelo próprio destino seja por situações criadas por nós mesmos ou por terceiros.

Ora, contra o destino podemos fazer muito pouco e então não há muito o que se decepcionar com ele, mas apenas contornar as situações criadas e muitas vezes do limão fazer uma limonada.

Porém podemos sim evitar criar situações que nos induzam à decepção evidentemente agindo bem tanto com relação as leis sociais quanto com as espirituais.

Aliás, a fé e espiritualidade são ótimos antídotos contra estados de decepção.

Mas e a decepção causada por terceiros?

Aquela decepção vinda devido a expectativas criadas ou induzidas por alguém que você confia ou confiava.

Alguém que te prometeu carinho, amor, aconchego e que com o tempo você vai percebendo a cada momento que tudo não passava de promessa sem qualquer contexto de realidade.

Alguém que prometeu a você apoio para que se realizasse profissionalmente, financeiramente ou mesmo como ser humano realizado.

Essa decepção é mais difícil de controlar e evitar pois a alternativa seria não confiar mas não confiando nos tornamos seres humanos duros, secos e sem vida.

E quantas decepções dessas encontramos hoje por aí e porque não dizer exatamente por aqui neste meio virtual?

Quantas vezes confiamos e depois percebemos que não poderíamos ter confiado?

Mas será que nós também não estaríamos às vezes gerando decepções?

E como fazer para evitar isso senão sendo mais sinceros, verdadeiros e não prometendo nada que eventualmente nos fosse difícil de cumprir.

Entre na cruzada contra a decepção, fazendo sua parte e evitando fazer outras pessoas incorrer em erros de avaliação e decepcionar-se.

E fique atento em tudo que te falam e em quem coloca sua confiança e esperança e diminua com isso as possibilidades de uma decepção.

São José dos Campos, 23/01/2007