LÍDERES

A ERA DOS ZEBRÓIDES

Nelson Marzullo Tangerini

A troca de ministros sinistros já é uma coisa corriqueira no atual governo: seja na pasta da Saúde, na do Meio Ambiente ou na da Educação. Não precisa o político ser versado em medicina, em biologia ou em pedagogia. Basta ser nazifascista ou ser afinado com os ideais autoritários do presidente e sua gang.

Um confundiu o escritor Kafka com kafta (comida árabe),outro montou seu gabinete à moda de Goebels, ministro de Propaganda de Hitler), enquanto outro é acusado de liberar queimadas, invasão de terras indígenas, desmatamento e venda ilegal de madeira.

Em 1935, em pleno governo do Vargas, o poeta Nestor Tangerini, escreveu o soneto “A um zebróide”, atualíssimo, publicado, posteriormente, no livro Humoradas, Editora Autografia, Rio de Janeiro, RJ, 2016.

“A UM ZEBRÓIDE

(No dia de sua partida)

Medíocre bacharel, aqui chegado

para dizer e praticar asneiras,

eis que ao governo deixas sossegado,

livre das tuas tuas magistrais besteiras.

Que bons ventos te levem, desastrado

ministro de bobagens, e, ligeiras,

mil rajadas te joguem para lado

bem distante das terras brasileiras¹...

vai-te, zebroide, e vai-te àquela parte!

E, onde fiques, procura ‘in continenti’,

o que te apraz e não souberam dar-te.

Pois aqui, por um erro, grande, vasto,

uma ‘pasta’ te deram de presente,

quando te deviam dar um ‘pasto’...”

Como vemos, nada mudou neste país, desgovernado por um louco, que, no seu cercadinho, ou pasto, é seguido por seu gado festivo.

Nos anos 1900, compus, de parceria com meu amigo Orlandílson Viana de Souza, a canção “Líderes”, na qual fazemos um breve comentário sobre a mudança de atitude dos políticos após serem eleitos:

“Nossos líderes

já não são mais os mesmos,

e as aparências enganam.

Quem vai lutar por nós,

falar a nossa voz,

quem vai

reacender a nossa chama?

Líderes falhos,

partidos partidos;

homens sisudos

se vestem de deus.

Na escuridão mostram

risos fingidos,

mas nossas mãos acenam: adeus!” (*)

ingenuidade nossa não ver que os políticos sempre agiram dessa forma e que jamais lutarão por nós. A autogestão, ainda hoje, no século 21, parece o melhor caminho a ser escolhido para mudar o mundo. O sonho acabou para aqueles que ainda acreditam em mitos na política. Quem atropela direitos humanos e promove o negacionismo deve ser varrido da História. Que a luta contra o fascismo seja para ontem.

John Lennon estava certo quando disse que só o povo sabia falar com o povo, pois somos nós que devemos lutar pelos nossos direitos.

(*) Líderes (Música e Letra de Orlandílson Vianna de Souza & Nelson Marzullo Tangerini).

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 27/06/2021
Reeditado em 28/06/2021
Código do texto: T7287870
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.