Cidadania. Ética e Modismo

PARA mim todo cidadão deve exercer, dentro do possível, os seus direitos e deveres de cidadania e sendo combatente da ética.Sem que seja adepto da cidadania ninguém é cidadão.

No entanto, a cidadania e a defesa da ética não podem virar figura de retórica, modismo, demagogia, mero reclame de pretensioso e picareta. Pelo contrário, a cidadania e a defesa da ética têm que ser algo sóbrio, normal, parte dos hábitos das pessoas e do seu caráter. Acho absolutamente absurdo e ridículo essa mania de alguns que vivem fazendo alarde de que são adeptos da cidadania e da prática da ética. Batem no peito sassasricam, ciscam, fazem cabriolas, uma palhaçada danada, parecem capões suados e sem nenhuma credibilidade. Sim,porque fazer reclame é uma coisa; praticara cidadania e a ética é outra coisa. . Uma é algazarra e demagogia, outra é sobriedade e verdade. Desconfio desses obsessivos de araque que vivem babando ética e com um rabo de palha enorme. São santinhos do pau oco. Sepulcros caiados.

Sempre gosto de relembrar oque disse Oscar Wilde:

"Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém esta ohando chamamos decaráter". Ingo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/06/2021
Código do texto: T7288462
Classificação de conteúdo: seguro