Você é cringe? Já ouviu falar nisso? (só para quem é cringe)

Crônica do Mau: (do Mauricio, ok?) Você é cringe?

ATENÇÃO!!!

O TEXTO A SEGUIR É SOMENTE PARA QUEM É CRINGE.

NÃO SABE SE É CRINGE?

SIMPLES... SE NASCEU ANTES DE 2000, É CRINGE.

Pois é...

Tem uma geração aí que diz ter vergonha do pessoal mais velho.

Conhecida como Geração Z.

Tem vergonha de culturas, costumes, palavras ou frases, roupas, etc.

Até tomar café da manhã é "cringe"... (na visão deles).

Fala a geração cuja preocupação é fazer dancinha no Tik Tok, Instagram, etc.

A geração que não tem amigos, tem seguidores.

Geração cujos sonhos profissionais são ser YouTuber, Digital Influencer, Designer de Games, Jogador de vídeo game profissional, jogador de futebol, modelo ou ex-BBB.

Dá para entender...

Assim não precisam estudar, se formar, ler livros.

Fala que somos cringe, uma geração "mimimi".

Fala que somos cringe, a geração "nutella".

Fala uma geração que só reclama.

Fala uma geração fraca emocionalmente, onde tudo é preconceito, bullying, assédio, ódio, fobia... toda cheia de "não me toques" ... todos hipersensíveis e cheios de "dodói".

Fala uma geração que clama seus direitos no tocante a sexualidade, que quer liberdade sexual, mas não aprendeu ainda a usar métodos contraceptivos.

E dá os filhos para serem criados pelos pais ou avós.

Geração pansexual, que tudo vale, tudo é normal, menos prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Fala que somos cringe uma geração que quer acabar com a língua corrente do país por preguiça de escrever e por ignorância (afinal como saber escrever, se não leem?).

Fala que somos cringe uma geração que quer mudar a língua portuguesa em função de um capricho, "criando" o pronome ou o vocabulário neutro. Usando em vez de por exemplo, amigos ou amigas, usa o "amigues". Pensando na questão de gênero sexual.

Então se você falar: vou fazer uma festa e convidar meus amigos (que podem ser casais), você é cringe. Vergonha. Porque no meio desse pessoal, pode ter um gay ou lésbica.

Socorro!

Fala que somos cringe (vergonha) essa geração que mais parece um mural de grafite, com tatuagens pelo corpo todo, cabelos multi coloridos, roupas rasgadas e fantasias de anime o tempo todo.

Fala que somos cringe, uma geração com Síndrome de Peter Pan, que tem medo de crescer e assumir responsabilidades por sua vida e mora com os pais.

Fala que somos cringe, uma geração altamente vitimista e vitimizada (por eles mesmos).

Fala uma geração que reclamam (aqui a coisa é com as mulheres) da opressão do homem (que são todos machistas, e portanto, inimigos) em relação aos seus corpos, erotizando e as vendo como objeto, mas fazem dancinha no Tik Tok, Instagram, etc., seminuas, rebolando como uma fêmea no cio, mostrando o corpo com biquínis sumários e ao som de funk.

Funk... com essas letras que respeitam a mulher...

Só olhar por curiosidade ...

E elas não querem ser erotizadas?

Estão se mostrando numa vitrine e não querem ser objeto de desejo?

Só querem "likes"...tá bom!

Fala uma geração intolerante que polarizou o mundo, dividiu em raças, grupos, estilos, etc.

Fala uma geração que é avessa a cultura.

Que não lê, não ouve música de qualidade, não vê filmes a não ser de herói ou terror.

Geração cujo único interesse em evoluir é em fases de vídeo games.

Ou em jogos de RPG.

Fala que somos cringe uma geração sem paciência, ansiosa e apressada... vivem correndo.

Geração que não tem tempo para nada.

Como vão criar os filhos deles? (aqueles óbvio que não entregarem para os pais e avós).

Fala que somos cringe uma geração sem memória, sem conhecimento de geografia e história.

Fala que somos cringe uma geração que não teve como matérias O.S.P.B. e Educação Moral e Cívica. (quem é cringe raiz conhece essas matérias).

Uma geração que não tem patriotismo, que sequer sabe cantar o Hino Nacional.

Uma geração que nos chama de cringe, esquece que nós trabalhamos e desenvolvemos toda a tecnologia do mundo atual para entregar um mundo melhor e mais fácil a eles.

Que esquece (ou nem sabe, ou nem estão aí) o fato de em poucos anos de evolução humana saímos do orelhão (porque era caro e poucos tinham telefone fixo) para chegar na vídeo conferência.

Do disco de vinil para cd, depois USB e pendrives, agora a música somente por streaming.

Eles chamam cringe a mulher que opta ser "somente" mãe e não parte para o mercado de trabalho.

Como se ser mãe fosse simples... como se ser mãe merecesse um "somente"...

Essa geração nos chama de cringe, porque não tem respeito por tudo que passamos, essa é a verdade.

A verdade é que eles são intolerantes.

Agressivos.

Baderneiros.

Briguentos.

Críticos.

Que entram em manifestações públicas e depredam patrimônio público ou privado sem ter a ver com a pauta do protesto, só por vandalismo.

Ser cringe é escrever textão, pois eles só leem twitter. Isso se estiver nos " trending tópics".

Pois é...eu sei que eles me consideram cringe.

Tem vergonha da gente.

E com certeza falariam (falariam porque Geração Z não lê textão porque é cringe) que eu sou preconceituoso e não os aceito.

Que não os respeito.

Vindo de uma geração que igualmente não nos respeita.

Então está empatado.

Lei da ação e reação.

O que vocês plantarem, vão colher.

Vocês da Geração Z tem vergonha de nós?

Olha que interessante, nós também temos vergonha de vocês.

E pior, ficamos quebrando a cabeça, nos culpando, querendo saber como e quando erramos e perdemos o rumo da educação de vocês.

Será, será por exemplo que isso não começou quando a mulher (por necessidade econômica ou ambição) começou a trabalhar fora?

E os filhos ficaram com babás?

Foram criados pelas babás?

E os pais se sentindo culpados começaram a mimar e dar tudo para essa criançada?

Dar de tudo, sem limites.

Crianças criadas pela internet, babá, vídeo game, celular e tablet.

Distante de valores tradicionais e familiares.

Será que não foi aí a curva de erro na evolução humana?

Quando deixamos de dar umas palmadas na bunda, de dar bronca, de dar castigo... e "deseducamos" essa geração?

Onde nós com essa criação, despertamos a "síndrome do reizinho"?

Que faz com que a criança acredite que o mundo gira em torno dela e todos tem obrigação de atendê-la.

Aí o reizinho que tem tudo na mão, não se esforça para conquistar o que quer ou precisa.

Fica fraco, e se entrega com a raiva de uma criança birrenta.

Sim, faz birra, quando não é atendida.

E pior... esses reizinhos se tornam machistas, porque acreditam que a mulher tem que fazer tudo para ele.

Geração que não sabe aceitar não, porque não teve ou não aprendeu limites.

Tudo era dado, só chorar.

Aí uma mulher termina o relacionamento com esse ego do tamanho do mundo e o que acontece? Violência contra a mulher.

Geração que não tem respeito com a ordem e o progresso, que não tem respeito à normas e leis, não respeitam autoridades, nem os pais, nem os mais velhos, nem professores... não respeitam ninguém!

Essa é a geração Z.

É... pensando bem, acredito que a Geração Z tem razão em ter vergonha de nós.

Da nossa geração.

Eu também estou com vergonha da nossa geração.

Que criou essa daí...

P.S. Geração X, Y e agora a Z. Será essa Z, a última? Se tiver mais gerações, que letra vão usar? Ou esse é mais um indício que a humanidade está mesmo em extinção? Está no fim? Bom, nisso a geração Z não tem culpa, tenho que reconhecer. A minha geração tem. Está degradando o planeta, suas matas, suas águas, suas espécies, o clima. Em nome do desordenamento gerado pela extrema ganância.

E esse planeta vai ser herdado pela Geração Z.

Está aí a oportunidade e o maior desafio dessa geração: salvar o planeta! Senão, salve-se quem puder!

- Maurício Franchi ( Veeresh Das ) -