14 ideias de Quadros de Gildasio Jardim | arte, jequitinhonha, xilogravura  nordestina
Obra de Gildásio Jardim conhecaminas.com

Tempo bom
 
Apreço e admiração pelos artistas acompanham-me desde a mais  tenra idade. Eles amenizam meus dias, instigam meu olhar para o belo, percorrem pelas nuvens de  minh'alma e transportam-me a um tempo lúdico, cristalino,   donde se  emana  a mais apurada   fragrância,  a infância. A imagem do talentoso Gildásio Jardim, artista  do Vale do Jequitinhonha, fez-me lembrar das andanças de charrete com meu saudoso  pai pelas  terras vermelhas do  interior de Minas.  Durante o nosso trajeto, ouvia suas queixas, suas conquistas, seus  casos e   ensinamentos entre rios, pastagens e  animais pelos caminhos. Até fiscalizávamos como mestre de obras  a construção de uma casa de João-de-barro . Quando o pequeno palácio   ficou pronto , papai sorrindo, indagou-me se seríamos convidados para a inauguração. 

Esmiuçando meus pensamentos, revejo as pontes pelas quais passávamos: fecho os olhos, uma brisa acaricia minha face, ouço o canto de um pássaro ao longe, o riozinho acariciando as pedras, contemplo a  plantação de arroz e tantas outras telas que nas mãos do artista seriam as mais belas   aquarelas.  Abro a porteira, estamos em casa com as nossas relíquias: o mandiocal que se transformava no mais fino polvilho feito por mamãe, o balançar dos  galhos do tamarineiro, a jabuticabeira em flor ,  as laranjeiras , os simpáticos e verdinhos quiabos, os balanços nos galhos das mangueiras e tantas outras vivências mineiras.

A lembrança que tocou minha campainha hoje foi dessa charrete  que embalou meus sonhos de menina! Por falar em menina, que ninguém  nos ouça, a charrete do meu pai era cor-de-rosa!  Pode isso? 
Rosa Alves
Enviado por Rosa Alves em 02/07/2021
Reeditado em 06/07/2021
Código do texto: T7291424
Classificação de conteúdo: seguro