Uma noite...e a lição do vento!

Posso lhes dizer algo?

Eu nunca havia pensado na importância do vento e no significado atribuído a ele de forma tão especial.

"O vento sopra onde quer..." foi assim que aquele Rabi se expressou quando fui procurá-lo, movido pela curiosidade.

Como pode, alguém que não cursou nenhuma das nossas instituições ou que jamais participou de qualquer agremiação religiosa da nossa época, fazer tanto sucesso entre as multidões e ter tantos seguidores em tão pouco tempo?

É verdade que aquele Jesus tinha muitos seguidores, mas também é verdade que na sua trajetória ele já havia conseguido despertar a fúria de muitos líderes religiosos da nossa nação. No entanto, a vida e o comportamento dele me intrigavam. Eu acompanhava as notícias a seu respeito e sabia que Ele estava realizando coisas boas no meio do povo. Já ouvira dizer de alguns sinais evidentes do seu poder de operar curas sobrenaturais; também já ouvira falar da sua autoridade plena e absoluta para expulsar demônios de pessoas oprimidas pelas forças do mal. Isso tudo, sem mencionar horas e horas de ensino dirigido às multidões, tanto nas campinas quanto também nas sinagogas.

Outro dia, depois de passar horas ensinando na sinagoga, eu ouvi o depoimento de várias pessoas afirmando que a sua autoridade ao ensinar sobrepujava em muito a autoridade dos nossos melhores mestres. E, é claro que isso despertou o ciúme da nossa liderança que passou a persegui-lo.

Fui procurá-lo. Escolhi uma noite bastante calma e fui até ele para conhecê-lo melhor.

Foi quando ele disse que é possível conhecer a força do vento pelos evidentes sinais da sua passagem, mas era impossível determinar a sua origem e, muito menos, estabelecer os rumos da sua direção.

Enquanto conversava com ele, me lembrei das tempestades de areia que, eventualmente surgiam no horizonte, com ventos fortes soprando a partir do noroeste.. Elas surgiam e, tão rápido quanto chegavam elas também se dissipavam deixando os rastros evidentes da sua passagem.

Como eu pertencia ao Supremo Tribunal, procurei compreender o que ele quis dizer com aquilo pois, afinal, eu não podia simplesmente fechar os olhos ao que ele estava realizando e admitia, para mim mesmo, que tudo aquilo tinha uma origem e a origem era o Deus dos nossos pais.

Por esta razão, declarei: "Rabi, nós sabemos que você vem da parte de Deus, pois não há ninguém no mundo que consiga realizar o que você está realizando se Deus não estiver com ele."

Em nossa conversa eu acrescentei a experiência do nosso grande profeta Moisés que não conseguiu fazer absolutamente nada em benefício do nosso povo enquanto estava na corte do Faraó egípcio sendo criado e ensinado pela filha do Faraó em toda ciência do Antigo Egito, o primeiro grande império da antiguidade.

Somente quando teve um encontro pessoal com o Deus de Israel nas ravinas e entre os arbustos do deserto de Midiã, foi que ele iniciou o seu trabalho grandioso de libertar o nosso povo depois de quatrocentos e trinta anos de escravidão. E isso, por meio de sinais e milagres espantosos que não apenas causaram a destruição de toda a opulência e poderio militar do Egito, mas trouxeram para o nosso povo a Diáspora e a futura conquista da Terra de Israel.

Foi então que eu me dei conta de que era sobre a ação de Deus na vida do Ser Humano que aquele Jesus estava se referindo usando como exemplo a ação do vento.

Algo diferente estava acontecendo em meu coração. O vento soprara sobre mim, sobre a minha inquietação, sobre a minha angústia da alma, sobre a minha falta de compreensão real acerca das verdades espirituais que tantas vezes eu já ensinara na sinagoga.

E foi então que Ele completou: "O vento sopra onde quer; ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com todos os que são nascidos do Espírito."

Já era tarde, muito tarde, mas ousei perguntar: "Como pode acontecer isso?"

Nossa conversa prosseguiu, como também prosseguirão essas anotações na próxima semana. E, enquanto aguardamos os dias passarem, eu te pergunto:

"Quantas vezes os ventos do conhecimento de Jesus já sopraram sobre você? E por quantas vezes você já relutou, em seu íntimo, deixando escapar a oportunidade de conhecer melhor o Filho de Deus?"

Por favor, convido você a acompanhar essa história até o seu final. Dela dependerá a sua decisão de onde passar a Eternidade!

Deus te abençoe!

Pr. Oniel Prado

Inverno de 2021

04/07/2021

Brasília, DF

Oniel Prado
Enviado por Oniel Prado em 04/07/2021
Reeditado em 25/10/2021
Código do texto: T7292577
Classificação de conteúdo: seguro