O acordo virou gíria

Essa mudança ortográfica me deu um rodopio na mente. Tiraram todos os acentos diferenciais. E agora você para na calçada.

Onde está o bonde ?

Juntaram palavras antipáticas: antissocial, antirrugas, contrassenso, contrarreforma, suprassumo.

Deixaram nuas as ênfases nos tritongos: frequente, delinquente, cinquenta.

Retiraram o charme do paisagismo dos hífens: pôr do sol, café com leite; bem como suprimiram a estabilidade na pronúncia de algumas palavras: voo, enjoo, abençoo.

Antes de 2014, quando o tal novo acordo entrou em vigência, nenhum músico ou letrista recorria ao profissional revisor, porém agora é caso comum, pois que a maioria da população em tempo de escola não estudou tais regras.

Essa confusão gráfica, remete ao que dizia o ilustre Noel Rosa:

" A gíria que o nosso morro criou, bem cedo a cidade aceitou e usou. "

Faz-se um comparativo aqui com uma gíria porque realmente as línguas precisam se adaptarem ao que as pessoas falam; não o contrário. Ou seja, as pessoas simplesmente se renderem ao charme da língua.

Vinicius Santana
Enviado por Vinicius Santana em 09/07/2021
Código do texto: T7295721
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.