São, São Paulo

Meu choque foi te ver de cima.

A primeira impressão era de uma cidade planejada com jardins e praças redondas e com umas casinhas ao redor.

Me apaixonei pelas tuas selvas de concreto e aço desde a primeira vez que te vi. Tuas ruas mais pareciam artérias, e teus carros e ônibus indo de encontro a seu destino, levam homens e mulheres que fazem o coração dessa cidade pulsar.

Nas placas, bairros conhecidos dos jogos de tabuleiro e dos rap's dos anos 90: Brooklyn, Jardim Ângela, Vila Madalena, Paraisópolis.

De cima, tudo é mais bonito. Vai ver por isso Deus não se intromete muito por aqui.

E aqui, "a grana destrói e constrói coisas belas", como diz a música.

A primeira vista, também vi teus contrastes. Pessoas nos sinais, mendigos de toda sorte, prostitutas mirins e usuários de drogas. Todos mexidos no caldeirão da desigualdade e vomitados na Estação da Luz.

E aqui, vemos que os verdadeiros heróis, não usam capa e sim cobertores cinzas que pinicam.

Os usam como capas sim, mas só quando andam; e comem todo tipo de coisa que podem encontrar. Suas máscaras, são o reflexo indiferença.

És a princesa mais linda do baile durante o dia: com teu cabelo arrumado, um vestido lindo com direito a cauda e toda pompa e circunstância.

És a noite, a puta no final de festa - e isso não me cabe descrever.

Tua beleza começa desde tuas praias, e termina debaixo dos teus viadutos e marquises.

Mas de alguma forma, é bom estar tão longe de casa e mesmo assim se sentir nela.

É sobre ser, e se fazer lar de si.

Marcos Tinguah Vinicius
Enviado por Marcos Tinguah Vinicius em 12/07/2021
Código do texto: T7297940
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.