OS INCAS E OS INCAPAZES

O poder do sol nos altiplanos andinos, emanava energia para o misticismo de um povo, povo laborado de força, sabedoria, das divindades e seus mitos.Arquitetos construíam seus tetos e templos providos de atitude, edificações suntuosas, pedra encaixando sobre pedras como um quebra cabeça de infinitas e sustentáveis peças. Onde se enraizava a dinastia da força sem medir forças entre seus próprios propósitos, as ideologias impulsionavam as metas e deveres, e o trabalho era muito mais que uma simples questão de sobrevivência, e a vivência um sustentáculo para a cultura, a arte, a criação a essência de um povo que trouxe riqueza para nossa história.

E naquele mesmo tempo ao contrario do poder que emanava o sol, surge naquele mesmo céu uma nuvem carregada, mórbida e fatal que desde então contaminou os povos dos altiplanos, era o exercito dos incapazes, onde o líder exalava a fala da conquista através da força, da banalidade, da exaustão da complacência, elos da contra cultura de um povo que até hoje faz a história com nossa história, povos desalmados sem divindades e mitos, sem capacidade para criar e desenvolver sua história em seu próprio território. Apoiaram-se da lei irracional da força, como os carnívoros na caça por um herbívoro, conquistaram dessa maneira um espaço sagrado com elementos de riqueza sentimentais e culturais, dizimaram mais que uma suntuosa civilização, dizimou um povo de inteligência sem precedentes, e hoje o que faz a pobreza dessa mesma América, fez a riqueza deles, dos europeus. Só não levaram os recursos que foram mentalizados e absorvidos pelo âmago de um povo extremamente virtuosos e dinâmicos, coisas que eles nunca vão ser de verdade.

Rommyr Fonttoura
Enviado por Rommyr Fonttoura em 09/11/2007
Reeditado em 09/11/2007
Código do texto: T730042
Classificação de conteúdo: seguro