“MÃE É DE GRAÇA” (BVIW)
 
 Sou mãe. Outro dia minha filha fez esta indagação: mãe, o que e ser mãe? Então, respondi: segundo o poeta Coelho Neto, em um dos seus poemas,    ser mãe é padecer no paraíso. Mas, vamos aprofundar o tema, já que você está esperando o seu primeiro filho. Falemos sobre o amor de mãe, que  acontece quando começamos a transpirar amor por todos os poros e tudo ao nosso redor se torna poesia. E, também, quando somos invadidas por uma certeza  de que  inexiste no mundo  nada maior do que o amor de mãe.  A propósito,  a escritora Martha Medeiros em um dos seus textos,  definiu a condição de mãe, com o qual eu concordo,  gosto muito  e  transcrevo: Mãe é de outro mundo. É emocionalmente incorreta: exclusivista, parcial, metida, brigona, insistente, dramática, chega a ser até corruptível se oferecermos em troca alguma atenção. Mãe sofre no lugar da gente, se preocupa com detalhes e tenta adivinhar todas as nossas vontades. Enquanto que o mundo propriamente dito exige eficiência máxima, seleciona os mais bem dotados e cobra caro pelo seu tempo. Mãe é de graça.
 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 20/07/2021
Reeditado em 20/07/2021
Código do texto: T7303544
Classificação de conteúdo: seguro