A VACINAÇÃO É FUNDAMENTAL 

Em 1961, o mesmo ano em que eu nasci, Albert Sabin desenvolveu a vacina oral contra a poliomielite.
Em 1966, eu morava nos Estados Unidos e já estava sendo alfabetizada no 'Kindergarten' (Jardim de Infância). Lembro muito bem dos  inúmeros cartazes com as crianças que tinham paralisia pendurados pelos corredores da escola, principalmente aqueles na minha sala de aula e como nos deixávamos amedrontados.


                            Ver a imagem de origem 

Era "normal" ver crianças e adolescentes usando aparelhos pesados nas pernas e nos braços andando com muita dificuldade pelos corredores da escola. 
Recordo ser vacinada na escola junto com os meus colegas e a minha professora, Mrs. Williams, explicar a importância dessa vacina uma semana antes da vacinação numa reunião com os alunos e os pais.
"A poliomielite é uma doença que provoca morte e sequelas graves no desenvolvimento motor das crianças. A poliomielite não tem cura, mas a vacina
é o nosso maior aliado na prevenção dessa doença." 
Somente nos anos ´80, a vacina oral contra a poliomielite chegou no Brasil e o Ministério da Saúde do Governo José Sarney começou a fazer campanha para erradicar  essa doença.


              th?id=OIP.CZX3nCpv1aT9Jybk14_adwHaJ4&w=127&h=170&rs=1&qlt=80&o=6&pid=3.1     OIP.SwUHTnhBPokmW1reOY_h3QHaGy?w=166&h=180&c=7&o=5&pid=1.7

O Zé Gotinha foi criado pelo artista plástico mineiro Darlan Rosa (1947) em 1986 e lançado no ano seguinte para tornar a campanha e o dia da vacinação atraente e festiva para as crianças além de servir de lembrete que o dia da vacina dos bebês (no primeiro, quarto e sexto meses) e crianças até os quarto anos de idade está próximo. 
Fico imaginando se os pais daquela época tivessem feito boicote à vacina do Sabin. Hoje, provavelmente, eu teria muitos colegas, amigos e até primos que não poderiam andar se não fosse pela vacina do Sabin.
Toda vacina é fundamental para a saúde e o bem estar de todos nós. 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 23/07/2021
Reeditado em 23/07/2021
Código do texto: T7305815
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.