A HIPOCRISIA ATIVA. SEM CHANCE A PROBIDADE.

Especial arguição que entendo como norte. Como pode um homem esconder seu caráter? No cenário político aqui e no mundo está sempre presente essa indagação. Caminhamos em paralelos que em geometria não se encontram. Mas nada está escondido quando a obviedade preside o que seria uma convencedora manobra. Mas os laços e seus nós, górdios, para o interesse afastado do coletivo, não permitem que aqueles que enxergam minimamente sejam absorvidos.

Se todos estivessem cegos em entendimento o mundo seria melhor? Realmente "o homem é bom ", até que tenha consciência e afaste o bem.

Repito a posição que motiva a indagação, "A CORRUPÇÃO COMEÇA COM A PREDOMINÂNCIA DA RAZÃO SOBRE O INSTINTO E QUE COM O PROGRESSO DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES CORRESPONDE UMA DECADÊNCIA DA VIRTUDE EM ESTREITAMENTO DAS DESIGUALDADES".

Não foi a sociedade que corrompeu o homem, foram o sistema e a razão por ela criados, por mais paradoxal que possa ser. O homem, por óbvio, criou a sociedade, mas o fez calcado na razão, superado o estágio do instinto puro e simples. Surgida a razão (ATÉ ENTÃO VIVIA-SE ATRAVÉS DO INSTINTO, SEM RACIONALIDADE POIS) com ela chegaram as virtudes, antes valores desconhecidos. Dai o virtuoso e o não virtuoso segundo as regras sociais, da sociedade criada; daí o surgimento das condutas definidas como crimes; daí as prisões etc. O HOMEM É BOM POR NATUREZA. Com a chegada da razão findou-se o instinto puro e simples, a inocência, a ingenuidade que se vê ainda em selvagens intocados, onde somente prevalecem meios para sobrevivência. Na rudeza inocente e forte da selvageria, a desigualdade reside exclusivamente na força, não em condutas virtuosas e não virtuosas criadas na racionalidade egressa da inteligência profundada, geradora do meio social, onde o bem e o mal na visão maniqueísta habitam. A sociedade promoveu a ausência da inocência, criada a virtude e seu oposto. O HOMEM É BOM e continua a sê-lo, a "organização" social deu-lhe a virtude e retirou-lhe a inocência. Paradoxal, mas verdadeiro. Por isso alastrarem-se as desigualdades. E POR ISSO MENTES COMO A DE ROUSSEAU NUNCA DORMIRÃO COMO NÃO DORMEM OS GRANDES VULTOS DA HUMANIDADE QUE TANTO NOS ENSINARAM E ENSINAM. É sempre bom discorrer sobre arguições brilhantes como a sustentada por Rousseau.

Esse processo de consciência para e pelo bem, sem hipocrisia e mutilações violadoras de direitos, só estão invisíveis para os que dessa sopa de mal feitos, intragável, retira direitos que não são seus e os incorpora em seu patrimônio. Do mau caráter nasceram as leis, para coibir ações criminosas, mas a ação da lei é neutralizada pelos mesmos motivos.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 27/07/2021
Reeditado em 27/07/2021
Código do texto: T7308394
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.